Artigos

O risco de não fazer

(*) Claudemir Oribe é Mestre em Administração, Consultor e Instrutor de MASP, Ferramentas da Qualidade e Gestão de T&D. E-mail claudemir@qualypro.com.br.

03/09/2018

Yellow block step on light bulb drawn on chalkboard

“Intraempreendedores são sonhadores que fazem.“

Gifford Pinchot III

 

A ideia de empreendedorismo parece, à primeira vista, bastante sedutora. Afinal, quem não gostaria de ter pessoas altamente determinadas e motivadas, dispostas a dar tudo de si na busca de soluções para problemas da empresa? A prática de libertar pessoas das amarras organizacionais, permitindo que ajam de forma livre, diferente e sistêmica, para inovar e criar valor, é chamada de empreendedorismo interno, ou empreendedorismo corporativo.

 

Embora se acredite que a ação empreendedora aconteça somente para o desenvolvimento de novos negócios, ela pode ser empregada também para a criação de mudanças, o que certamente inclui a obtenção de melhores resultados. E, muito mais do que oportunidades para inovar, o que não faltam, são resultados que poderiam estar melhores. Entretanto, produzir resultados pode não ser fácil. Existem barreiras e dificuldades de toda ordem, inclusive humanas, que precisam ser vencidas. Se fosse fácil produzir resultados, qualquer um faria.

 

Para ajudar nesse processo, um empreendedor interno, que tenha as aptidões necessárias ou que seja treinado pela empresa, pode fazer uso de um conjunto metodológico consistente que, somado à sua disposição e vontade inabalável, poderia multiplicar sua própria capacidade de realização. Essa metodologia é aquela que compõe o MASP e algumas ferramentas da qualidade.

 

 

Baixe o Artigo completo!!!

Faça o download deste artigo (PDF)

Somente clientes logados podem enviar comentários.

Comentários

Últimos Artigos

Pensar dói?

04/01/2019

Algumas pessoas tendem a evitar problemas que aparentam ser de difícil solução. No entanto, começar um trabalho pode ser mais difícil do que o trabalho em si.

Reuniões: ruim sem elas, melhor com elas

04/12/2018

A resolução de um problema complexo é, antes de tudo, um processo social, cuja dinâmica pode influenciar o resultado.

O todo e a soma das partes

08/11/2018

Reuniões podem ser altamente produtivas ou improdutivas, mas são inevitáveis num projeto de melhoria usando MASP. Então, é melhor se preparar.

O risco de não fazer

03/09/2018

O empreendedorismo interno é um recurso que potencializa a capacidade humana no trabalho e pode ser concretizada com a aplicação do MASP.

O poder da abstração

06/08/2018

Tão importante quanto usar sua capacidade intelectual para compreender um problema, e encontrar uma solução, é deixar de pensar nele de vez em quando.