Artigos

Reuniões: ruim sem elas, melhor com elas

(*) Claudemir Oribe é Mestre em Administração, Consultor e Instrutor de MASP, Ferramentas da Qualidade e Gestão de T&D. E-mail claudemir@qualypro.com.br.

04/12/2018

“A má organização é outra causa comum da perda de tempo. O seu sintoma é um excesso de reuniões.”

Peter Drucker


Certa vez fui convidado para ir a uma reunião, para discutir um problema, na matriz da empresa em que trabalhava. Perguntei quem estaria lá e, ao ouvir a resposta, disse que não iria. Nada contra reuniões e muito menos contra os participantes. O problema era o estilo de trabalho dessas pessoas que, pelo que eu já havia vivenciado, não continha elementos favoráveis à obtenção de um resultado. Apesar das objeções, acabei indo, diante das pressões do meu gerente.


Reuniões são inevitáveis para acompanhamento de um projeto de melhoria. Elas têm vários objetivos que podem ser agrupados em algumas dimensões. Como a resolução de problemas é também um processo social, encontrar pessoas é a base para que as relações se formem e o pacto pelo resultado seja constituído e fortalecido. Dessa forma, do ponto de vista humano, reunir pessoas é essencial para a energização da equipe, além de potencializar a capacidade de ação, compartilhar conhecimentos, aprender individualmente e coletivamente, construir um raciocínio escalar progressivo e, naturalmente, minimizar o esforço individual, tanto físico quanto mental. É na presença das pessoas que o líder da equipe, e eventualmente o sponsor, tem a chance de conscientizar os participantes do projeto de melhoria e fomentar a determinação necessária para superar os obstáculos e atingir os objetivos propostos.


Baixe o Artigo completo!!!

Faça o download deste artigo (PDF)

Somente clientes logados podem enviar comentários.

Comentários

Últimos Artigos

Pensar dói?

04/01/2019

Algumas pessoas tendem a evitar problemas que aparentam ser de difícil solução. No entanto, começar um trabalho pode ser mais difícil do que o trabalho em si.

Reuniões: ruim sem elas, melhor com elas

04/12/2018

A resolução de um problema complexo é, antes de tudo, um processo social, cuja dinâmica pode influenciar o resultado.

O todo e a soma das partes

08/11/2018

Reuniões podem ser altamente produtivas ou improdutivas, mas são inevitáveis num projeto de melhoria usando MASP. Então, é melhor se preparar.

O risco de não fazer

03/09/2018

O empreendedorismo interno é um recurso que potencializa a capacidade humana no trabalho e pode ser concretizada com a aplicação do MASP.

O poder da abstração

06/08/2018

Tão importante quanto usar sua capacidade intelectual para compreender um problema, e encontrar uma solução, é deixar de pensar nele de vez em quando.