Cases

Gestão de Competências - Vallourec & Mannesmann

Em 2002 a Vallourec & Mannesmann decidiu voltar a investir fortemente em treinamento e desenvolvimento de colaboradores, o que culminou com a estruturação integral de uma nova gerência e equipes de analistas.

A V&M do Brasil é uma empresa de capital franco-germânico que atua no ramo siderúrgico, produzindo tubos de aço sem costura para diversas aplicações como química, petróleo e gás e automotivo. A empresa está tem uma estrutura de produção verticalizada para a produção de minério, carvão, aço e produtos acabados, contando com mais de 5 mil empregados diretos.

Para identificar as necessidades de treinamento a V&M contratou a Qualypro para implantar seu modelo de gestão de competências. O trabalho foi feito sobre 4300 empregados da usina, 700 da V&M Florestal, 350 da V&M Mineração e 130 da Fundação dos Empregados.

As competências foram mapeadas e os gestores tiveram à disposição relatórios mostrando claramente as pessoas que necessitavam de investimentos. A partir daí, um plano de desenvolvimento de pessoas foi aprovado para os próximos 3 anos.

O caso da V&M foi apresentado num evento para 130 profissionais de RH na Federação das Indústrias de MG e no X Congresso Mundial de Recursos Humanos, que ocorreu juntamente do XXVI Congresso Nacional de Recursos Humanos em 2004 se tornando, portanto, um importante case de aplicação desse modelo numa indústria de grande porte.


Implantação de SIG - Milplan

A Qualypro apoiou, na forma de treinamentos e consultoria, toda a implantação do Sistema Integrado de Gestão baseado nas normas NBR ISO 9001:2008, NBR ISO 14001:2004 e OHSAS 18001:2007, na sede e em várias obras.

Um planejamento detalhado do projeto foi elaborado desde o princípio, fornecendo subsídios às ações das equipes e para a tomada de decisão gerencial. A integração das normas de sistemas de gestão proporcionou economia e racionalização das práticas organizacionais, pois os elementos comuns eram tratados de uma forma que atendesse simultaneamente as três normas.

A Milplan é uma empresa que atua no segmento de montagem eletromecânica pesada e tem sua sede Belo horizonte, executando obras industriais de grande porte em todo o território nacional.

A empresa foi certificada nas três normas e é considerada hoje um das melhores empresas para se trabalhar.

O trabalho da Qualypro foi essencial para o sucesso desse empreendimento gerencial e que culminou com a certificação da empresa já na primeira auditoria, diz Rafael Assunção – Coordenador da Qualidade da Milplan.


Formação de Times de Otimização de Processos – Oi e Contax

A dinâmica organizacional e o avanço tecnológico influenciam o funcionamento das empresas. Isso ocorre com muito mais intensidade quando a empresa está inserida num negócio de base tecnológica, que é o caso da Oi.

A Oi é uma empresa de telefonia e transmissão de dados que opera em todo o território nacional. Com faturamento superior a 25 bilhões de reais anuais, a Oi depende de profissionais altamente qualificados para atender uma base de milhões de clientes exigentes.

Como parte de seu programa de formação de mão de obra, a Oi treinou e continua treinando pessoas e equipes na resolução de problemas complexos. A escolha da Qualypro para aplicar o treinamento de MASP e ferramentas da qualidade aconteceu devido ao elevado grau de qualidade de seu material didático e seu quadro de instrutores que conta, inclusive, com especialistas formados no Japão – o berço da qualidade total.

Desde 2004 a Qualypro formou mais de 30 turmas, em diversos estados brasileiros, cujos projetos de aplicação foram premiados pela diretoria executiva, com ganhos apurados de várias dezenas de milhões de reais.

O MASP é um dos temas de maior expertise da Qualypro. Além da formação no Japão, o método foi tema da dissertação de Mestrado em Administração de Claudemir Oribe, um de nossos sócios-instrutores, que assina a coluna sobre MASP da Revista Banas Qualidade desde agosto/2011.


Formação de Facilitadores do Programa de Educação Fiscal – Secretaria de Estado de Fazenda de MG

A arrecadação é um dos processos mais relevantes da administração pública. Despertar a consciência do cidadão de seu papel e da importância da emissão do documento fiscal é um desafio dos governos em todas as esferas.

No âmbito do governo estadual a Secretaria de Estado de Fazenda – SEF/MG contou com a colaboração da Qualypro para formar três turmas de facilitadores, comprendendo a arte de falar em público e o domínio de recursos tecnológicos, para ampliar a transmissão da mensagem e a receptividade e a compreensão do público alvo para o tema. Dois instrutores foram alocado, sendo um deles, um apresentador de televisão.

Ao final, uma participante não se conteve: "Fiquei encantada com a competência dos instrutores e espero poder participar de outros eventos. Já outro, parece ser reincidente, poir declara: "Este não é o primeiro curso feito por mim na Qualypro, como sempre os cursos são excelentes."


Desenvolvimento de Manual de Gestão Empresarial – OCEMG/SESCOOP

A Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais é a entidade que congrega todo o sistema cooperativista mineiro e, por meio do SESCOOP, promove cursos de formação profissional para funcionários das cooperativas em diversas áreas do conhecimento.

Recentemente a OCEMG inaugurou sua nova sede e, enquanto pensava na estrutura física, pensava a estrutura funcional e seus processos organizacionais. A Qualypro trabalhou na elaboração do Manual de Gestão Empresarial, cujo conteúdo se compõe das políticas, processos, procedimentos e instrumentos de gestão.

Todo o conhecimento sobre o funcionamento da entidade foi institucionalizado, possibilitando não apenas a padronização, mas a evolução a partir de uma base consensada e formalmente estabelecida.


Formação de Lideranças – Banco Bonsucesso

O Grupo Bonsucesso – que inclui um banco, uma seguradora e concessionárias de automóveis – firmou parceria com a Qualypro em um projeto para formação de lideranças que foi denominado Desenvolvimento de Alta Performance em Gestão.

O programa foi composto de seis módulos, incluindo Liderança de Vanguarda, Ferramentas de Alta Performance em Gestão, Gestão de Processos e Projetos e Relacionamento Interpessoal, Autoconhecimento por meio do Eneagrama, entre outros.

Oito consultores estiveram envolvidos no desenvolvimento do programa, sendo que materiais didáticos e brindes foram especialmente criados e fornecidos aos participantes, que ficaram muito satisfeitos com os detalhes, que serviram para complementar o aprendizado e criar uma experiência de vida marcante.

Como parte do programa a Qualypro desenvolveu um projeto aplicativo, devidamente estruturado e formalizado, para que os participantes pudessem colocar em prática aquilo que aprenderam.


Treinamento de Instrutores - Magneti Marelli

O treinamento de instrutores é uma estratégia para fomentar o aprendizado interno e reduzir custos de formação da mão de obra. Muitas empresas constituem quadros de instrutores, sobretudo neste momento de alta rotatividade de pessoal.

A Magneti Marelli – unidade de Lavras, foi além. Ela treinou um quadro de dezenas de instrutores para fazer frente à expansão da produção e enfrentar os desafios da melhoria da qualidade.

Para isso, a empresa contou com a colaboração da Qualypro, que desenvolveu especialmente para a unidade de Lavras (MG) um programa Preparatório para Multiplicadores de Treinamentos. Foram realizadas 13 turmas executadas num período de sete meses. Os resultados superaram as expectativas. "Foi um dos treinamentos que mais aproveitei em minha vida", declarou, de forma entusiasmada, um dos participantes na avaliação do curso.

A Magneti Marelli faz parte do Grupo Fiat. A empresa comercializa anualmente mais de 10 milhões de itens em 34 diferentes linhas de produtos com as marcas Magneti Marelli e Cofap.


Implantação de SIG Marangoni

Dentre as dezenas de empresas que a Qualypro prestou consultoria para possibilitar a certificação de seus sistemas de gestão, encontra-se a Marangoni do Brasil. A Marangoni fabrica bandas de rodagem para veículos e sua unidade industrial se localiza em Lagoa Santa, podendo ser vista para quem vai ou volta do aeroporto de Confins.

Em apenas oito meses de trabalho, a empresa adequou seus sitemas de gestão da qualidade e do meio ambiente segundo as normas NBR ISO 9001:2008 e NBR ISO 14001:2004.

O projeto foi cuidadosamente planejado para que as práticas de gestão se adequassem à estrutura e à cultura organizacional. Os funcionários tiveram uma participação fundamental para que os procedimentos fossem definidos e implantados e alguns métodos adotados são benchmark para qualquer organização, como foi a Gestão de Competências, cuja metodologia desenvolvida pela Qualypro foi premiada pela ABRH/MG em 2002.

A empresa foi certificada na primeira auditoria, como ocorreu com todos os clientes da Qualypro, sendo que apenas uma não conformidade menor foi encontrada nos dois sistemas de gestão. O resultado final é expresso na mensagem de agradecimento da Coordenadora de Sistemas de Gestão – Grete Macedo:

"Agradeço de coração todo o apoio que a Qualypro nos deu na implantação da ISO 9001 e 14001. Em especial ao Guilherme, que desde o início nos apoiou neste projeto. A ajuda de vocês foi essencial para conquistarmos o nosso objetivo que foi anunciado hoje após a auditoria: A certificação. Este agradecimento é extensivo a toda a equipe da Qualypro. Obrigada de coração".


Preparação de Material Didático e Formação de Lideranças - Coffey Consultoria e Serviços

Desde 2010 a Coffey, empresa australiana que atua no ramo de consultoria em mineração, tinha um desafio: treinar uma equipe de lideranças numa metodologia corporativa, com material didático fornecido pela matriz.

A prática predominante do mercado de treinamento consiste no fornecimento de serviços com metodologias e materiais do próprio instrutor. Assim, a utilização de material didático alheio e, ainda mais, não adaptado à nossa cultura se traduz em um risco considerável.

A Coffey confiou à Qualypro a missão de traduzir, contextualizar e aplicar o treinamento à uma equipe de 18 gestores de alto nível, incluindo o executivo principal no Brasil. Todo esse trabalho foi feito em algumas semanas e demandou a dedicação de 4 consultores que se debruçaram no material para que ficasse perfeito.

Ao final do evento, os participantes brindaram o resultado final com uma pontuação que beira a perfeição. "Nota 10 pra vocês!" manifestou por e-mail a Consultora de RH-Brasil da Coffey, Mariana C. Cavanelas, após a realização do programa.


Gestão de Competências – BH Trans

A Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte S/A – BHTRANS é uma sociedade de economia mista municipal dependente e de capital fechado, composta pelo MUNICÍPIO DE BELO HORIZONTE, que detém 98% (noventa e oito por cento) do capital. Sua missão é assegurar a mobilidadeurbana da capital mineira, orientada para a qualidade de vida das pessoas e o desenvolvimento sustentável de BH.

Para cumprir seu papel, a empresa conta com mais de 1000 servidores que atuam na inspeção de veículos, fiscalização e organização do tráfego. Dadas as condições de seu trabalho e os desafios enfrentados para profissionalizar a equipe a BH Trans optou pela adoção do modelo de gestão de competências da Qualypro, premiada pela ABRH/MG em 2002.

O processo, que ainda está em fase de implantação, já colhe seus resultados. A BR Trans fori convidada para apresentar seu case num evento sobre o tema promovido pela ABRH/MG e UBQ/MG ocorrido em março/2012.

As próximas etapas serão o mapeamento de competências e o desenvolvimento de programas corporativos. O interesse e o engajamento da liderança tem sido enorme, conta Isabela Scalioni – Analista responsável pelo Programa.


Menor SGQ do mundo – Aseaço

Quantos procedimentos são necessários para que uma empresa consiga ter seu SGQ certificado? Muitos responderão seis, dez, vários ou muitos.

Pois a Qualypro fez o que pode parecer, à primeira vista, impossível. Construiu juntamente com seu cliente Aseaço um Sistema de Gestão da Qualidade descrito em apenas um único documento!

Quando os consultores da Qualypro visitaram a Aseaço pela primeira vez, perceberam que embora a atividade fosse expressiva e rentável, ela necessitava de uma estruturação organizacional mínima, onde trabalhavam apenas cerca de 10 pessoas em duas localidades.

Assim, todo o sistema de gestão da qualidade foi descrito no manual da qualidade a um nível de detalhe que permitisse aos empregados uma formalização adequada ao seu propósito. Esse sistema de gestão foi auditado pelo British Standard Institute – BSI e certificado segundo a norma ISO 9001:2000 no ano de 2003.