Artigos

Pensar dói?

(*) Claudemir Oribe é Mestre em Administração, Consultor e Instrutor de MASP, Ferramentas da Qualidade e Gestão de T&D. E-mail claudemir@qualypro.com.br.

04/01/2019

“Pensar é o trabalho mais duro que há. O que é, provavelmente, o motivo porque tão pouca gente se dedica a fazê-lo.”

Henry Ford

 

“O começo é a parte mais difícil do trabalho."

Platão

 

 

Qualquer pessoa, muito provavelmente, já experimentou a sensação de inércia e desalento antes de realizar um trabalho que julga ser difícil ou trabalhoso. Isso acontece também com os assuntos para os quais julgamos ter poucas habilidades cognitivas, como acontece no estudo da matemática. De fato muitas pessoas sentem uma rejeição visceral apenas de ouvir a palavra matemática. Tal sentimento de ansiedade, provocado pela matemática, pode chegar a provocar até mesmo dor. Isso tem sido alvo de estudos científicos e que comprovaram que, de fato, o sofrimento pode existir de forma acentuada em um grupo de pessoas, levanto-os a evitar a matemática e as profissões onde ela é empregada. Para essas pessoas, pensar, literalmente, dói.


No entanto, os estudos feitos sobre pessoas que sofrem de ansiedade pela matemática, constataram que a ansiedade acontece apenas nos momentos que antecedem as atividades e não durante. Isso prova que o sofrimento é preliminar ao trabalho com a matemática e que ele reduz quando a atividade em si está se desenvolvendo. Dessa forma, o mais difícil não é estudar ou resolver um problema matemático, mas sim superar os momentos que antecipam a atividade. Essa constatação permite alguns insights.


Baixe o Artigo completo!!!


Faça o download deste artigo (PDF)

Somente clientes logados podem enviar comentários.

Comentários

Últimos Artigos

Pensar dói?

04/01/2019

Algumas pessoas tendem a evitar problemas que aparentam ser de difícil solução. No entanto, começar um trabalho pode ser mais difícil do que o trabalho em si.

Reuniões: ruim sem elas, melhor com elas

04/12/2018

A resolução de um problema complexo é, antes de tudo, um processo social, cuja dinâmica pode influenciar o resultado.

O todo e a soma das partes

08/11/2018

Reuniões podem ser altamente produtivas ou improdutivas, mas são inevitáveis num projeto de melhoria usando MASP. Então, é melhor se preparar.

O risco de não fazer

03/09/2018

O empreendedorismo interno é um recurso que potencializa a capacidade humana no trabalho e pode ser concretizada com a aplicação do MASP.

O poder da abstração

06/08/2018

Tão importante quanto usar sua capacidade intelectual para compreender um problema, e encontrar uma solução, é deixar de pensar nele de vez em quando.