Artigos

With a little help from my friends

(*) Claudemir Oribe é Mestre em Administração, Consultor e Instrutor de MASP, Ferramentas da Qualidade e Gestão de T&D. E-mail claudemir@qualypro.com.br.

04/06/2018

Resultado de imagem para grupos de melhoria

“Ser sábio é melhor do que ser forte. O conhecimento é mais importante do que a força. Afinal, antes de entrar numa batalha, é preciso planejar bem e, quando há muitos conselheiros, é mais fácil vencer.”
Provérbios 24:05


Melhorar um resultado é uma das melhores experiências que alguém pode ter em sua vida profissional, pois proporciona um momento de orgulho, coloca o protagonista em evidência, alavancando sua carreira. A melhoria pode ser obtida por diversas formas, mas para problemas complexos, persistentes e crônicos a melhor estratégia consiste numa abordagem metodológica estruturada, consistente e poderosa, como o MASP, apoiada por algumas ferramentas da qualidade bem escolhidas.

Uma maneira tornar a experiência de resolver problemas ainda mais efetiva é ter ao lado consultores bem preparados e experientes, para orientar o desenvolvimento do projeto. Isso contém uma série de vantagens.

Em primeiro lugar as dúvidas costumam aparecer no momento na aplicação, não no treinamento. O que parecia ser claro e evidente nos estudos de caso, nos exercícios e nas simulações, não serão quando uma equipe estiver trabalhando num problema real. A primeira dúvida que aparece é como começar e, posteriormente, como dar sequencia. Nessa hora o consultor insistirá ao grupo para confiar no método, pois sua sequencia de etapas deriva da metodologia científica. Além disso, o consultor pode ajudar na escolha da técnica de pesquisa e investigação mais apropriada para o tipo de problema, que pode ser analítica – baseada na análise de histórico de causas – ou experimental que consiste na realização de testes e simulações que permitam identificar, por meio dos resultados, relações causais ou hipóteses descartáveis.

Baixe o Artigo completo!!!

Faça o download deste artigo (PDF)

Somente clientes logados podem enviar comentários.

Comentários

Últimos Artigos

Pensar dói?

04/01/2019

Algumas pessoas tendem a evitar problemas que aparentam ser de difícil solução. No entanto, começar um trabalho pode ser mais difícil do que o trabalho em si.

Reuniões: ruim sem elas, melhor com elas

04/12/2018

A resolução de um problema complexo é, antes de tudo, um processo social, cuja dinâmica pode influenciar o resultado.

O todo e a soma das partes

08/11/2018

Reuniões podem ser altamente produtivas ou improdutivas, mas são inevitáveis num projeto de melhoria usando MASP. Então, é melhor se preparar.

O risco de não fazer

03/09/2018

O empreendedorismo interno é um recurso que potencializa a capacidade humana no trabalho e pode ser concretizada com a aplicação do MASP.

O poder da abstração

06/08/2018

Tão importante quanto usar sua capacidade intelectual para compreender um problema, e encontrar uma solução, é deixar de pensar nele de vez em quando.