Artigos

O Primeiro Passo

(*) Claudemir Oribe é Mestre em Administração, Consultor e Instrutor de MASP, Ferramentas da Qualidade e Gestão de T&D. E-mail claudemir@qualypro.com.br.

06/11/2017

Resultado de imagem para MELHORIA CONTINUA MASP

“Para ir longe, você tem que começar muito perto. E o perto é você mesmo.”
Jiddu Krishnamurti


Boa parte do tempo no trabalho é desperdiçada pelo simples convívio com problemas de toda natureza. Isso é um fato que, provavelmente, ninguém ousaria negar. Se os problemas estão lá, por que não são resolvidos? Da Psicologia à Administração, da autoajuda à ciência pura, muitos estudiosos, de diversas áreas, se dedicam a tentar responder essa simples questão.

De fato, a resolução de problemas é um tema de natureza multidisciplinar, que envolve vários elementos, oriundos das diversas perspectivas do conhecimento. A psicologia enxerga a questão pelo lado humano, o das atitudes, procurando desvendar os mistérios do comportamento do indivíduo isoladamente ou quando inserido num grupo. A administração é sempre atenta às abordagens e à estrutura, buscando atribuir os problemas certos a cada nível organizacional. Já no domínio da engenharia, os problemas devem ser resolvidos em etapas segmentadas, sequenciais e consistentes, de forma a aumentar o potencial de obtenção de resultado ao menor custo. E, por trás disso tudo, se encontra a Filosofia, mãe de todas as ciências, que regem as linhas do pensamento e os conceitos sob os quais tudo se organiza e se deduz.

Entre um oceano de conceitos, modelos, métodos, técnicas e instrumentos, as pessoas se perdem e, frequentemente, sucumbem diante de problemas banais, mesmo estando inundados de recursos metodológicos.

Não há como negar também que, a estruturação passo a passo presente nos métodos é bastante útil para lidar com problemas complexos. Neste campo, o MASP é o método com a melhor e mais fundamentada estruturação. Sua simplicidade facilita o entendimento, a aprendizagem e, consequentemente, a aplicação por qualquer pessoa.

Baixe o Artigo completo!!!

Faça o download deste artigo (PDF)

Somente clientes logados podem enviar comentários.

Comentários

Últimos Artigos

Descendo morro abaixo!

02/07/2018

Quando a busca pela melhoria é feita continuamente, o resultado é sempre o mesmo: queda após queda dos problemas.

With a little help from my friends

04/06/2018

Usar consultores para apoiar grupos de melhoria é uma boa alternativa para acelerar o aprendizado e resultados.

Projeto na ótica de um Projeto

03/05/2018

Uma análise dos projetos de melhoria com MASP na ótica do referencial de gerenciamento de projetos do PMBOK.

Causa Raiz: Induzir para Deduzir

04/04/2018

Deduzir soluções sem uma compreensão prévia do problema é como tirar coelhos da cartola. Porém, mágicas são ilusões e não milagres.

Ninguém perguntou!

05/03/2018

Informações e dados preciosos são ignoradas em processos fragmentados e divisões funcionais verticalizadas, ou omitidos pelo medo de que alguém faça algo útil com eles.