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Como Definir Métodos de Avaliação em T&D

ORIBE, Claudemir Y. Tipologia de Treinamentos na Perspectiva Organizacional: uma solução simples, prática e fundamentada para definir o perfil do investimento e escolher o melhor método de avaliação de eficácia em treinamento. In: Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento, 2011. Santos, Anais. São Paulo: ABTD, 2011.

30/06/2016


Resumo

Este artigo propõe uma forma de classificar treinamentos numa ótica não do RH, mas da organização. Isso significa que se os treinamentos forem classificados dentro de critérios gerenciais a empresa compreenderá melhor porquê investe em treinamento, propiciando movimentações estratégicas na gestão do orçamento, segundo o momento organizacional ou competitivo.

Nesse modelo, os treinamentos são de cinco tipos: melhorar resultados da organização, atender requisitos de capacitação, desenvolver comportamentos e atitudes, atualizar conhecimentos e satisfazer preferências das partes interessadas.

Trata-se de uma heurística que, se bem adaptada e aplicada em qualquer organização, permite não apenas usufruir de toda a metodologia de avaliação, tornando o processo mais rico e sofisticado, mas também poupar tempo na escolha do melhor método para cada caso.

Essa tipologia vem sendo desenvolvida, difundida e aplicada desde 2001 em diversas organizações brasileiras e em diferentes contextos, incluindo em certificações de sistemas da Qualidade.

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