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OHSAS 18001:2007 - Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional

Carga Horária: 16 horas

Apresentação

O estudo da norma OHSAS é imprescindível para aqueles que colaboram direta e indiretamente na implantação de Sistema de Gestão relativa à Saúde e Segurança do Trabalho nas organizações.

A nova OHSAS 18001:2007 especifica os requisitos para um sistema de gestão da SST, permitindo a qualquer organização controlar de forma eficaz seus riscos de acidentes e doenças ocupacionais, visando sempre a melhoria do desempenho de SST.

Esta OHSAS foi desenvolvida de forma a ser compatível com as normas para sistemas de gestão ISO 9001:2008 e ISO 14001:2004, a fim de facilitar a integração dos sistemas de gestão da qualidade, ambiental e da segurança e saúde no trabalho.

Esta segunda edição cancela e substitui a primeira edição (OHSAS 18001:1999), que foi revisada tecnicamente.

Este curso visa mostrar os novos conceitos e definições da OHSAS bem como a interpretação de todos os requisitos que devem ser atendidos pelas empresas que desejam implementar a OHSAS 18001:2007.

 

Público Alvo

Diretores, Gerentes e Dirigentes empresariais e institucionais; Coordenadores de Sistemas de Gestão de Saúde e Segurança de SST.

 

Metodologia

Aulas expositivas com utilização de recursos audiovisuais, estudos de casos e aplicações práticas.

Veja o conteúdo programático deste treinamento

    1.  Apresentação
    1.1  Significado da OHSAS – Occupational Health and Safety Assessment Series

    1.2  Objetivos da Norma

    1.3  Campos de aplicação da Norma

    1.4  Vocação da Empresa

    1.5  Histórico

    1.6  Ênfases da Norma

    1.7  Benefícios Diretos Presumidos

     
    2. Referências indicadas
    3. Termos e conceitos
    3.1  Relativos a OHSAS 18.001

    3.2  Relativos às NRs – Normas Regulamentadoras do MTb.

    4. Introdução ao estudo da norma
    4.1  Requisitos gerais

    4.2   Política de SST

    4.3                   Planejamento

    4.3.1 Identificação de perigos, avaliação de riscos e determinação de controles

    4.3.2 Requisitos legais e outros

    4.3.3 Objetivos e programa (s)

    4.4  Implementação e operação

    4.4.1 Recursos, funções, responsabilidades, prestações de contas e autoriddes

    4.4.2 Competência, treinamento e conscientização

    4.4.3 Comunicação, participação e consulta

    4.4.4 Documentação

    4.4.5 Controle de documentos

    4.4.6 Controle operacional

    4.4.7 Preparação e resposta a emergências

    4.5  Verificação

    4.5.1 Monitoramento e medição do desempenho

    4.5.2 Avaliação do atendimento a requisitos legais e outros

    4.5.3 Investigação de incidente, não conformidade, ação corretiva e ação preventiva

    4.5.4 Controle de registros

    4.5.5 Auditoria interna

    4.6  Análise crítica pela direção

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