Treinamentos

Avaliação de Comportamentos nas Organizações: Conceitos, Métodos e Técnicas

Carga Horária: 16 horas

Apresentação

As organizações modernas estão inseridas em contextos mercadológicos, econômicos e tecnológicos bastante adversos. E para preparar as pessoas para o ambiente, são investidos milhões de reais em sua formação e desenvolvimento, aperfeiçoando conhecimentos, habilidades e comportamentos.

Muitas técnicas para a mensuração de conhecimentos e habilidades já existem e estão bem evoluídas. No entanto, a avaliação de comportamento permanece pouco explorada, deixando os profissionais de Recursos Humanos sem instrumentos para medir e avaliar o progresso dos esforços empreendidos.

Este treinamento tem por objetivo dotar os participantes dos conceitos, métodos e técnicas desenvolvidas para a avaliação comportamental, incluindo desenho do processo, coleta de dados, tabulação, análise e apresentação de resultados para tomada de decisões que possam aperfeiçoar o comportamento organizacional.

Público Alvo

Profissionais de RH, T&D e de Gestão da Qualidade que necessitam mensurar os resultados de programas motivacionais, comportamentais, de conscientização e de satisfação de clientes.

Metodologia

Aula presencial e expositiva sobre conceitos, definições, métodos e instrumentos de avaliação e análise; estudos de caso e trabalhos em grupo.
Veja o conteúdo programático deste treinamento
    1- Definição de avaliação
     Fundamentos da pesquisa em ciências sociais
    Diferenças entre pesquisa e avaliação
    O que avaliação é e o que não é
    Por quê avaliar?
    O que pode ser avaliado?
    Por que a avaliação é tão negligenciada?
    Tipos de avaliação
    Aprendizado
    Performance
    Mudança comportamental
    A lógica da avaliação
    Avaliação interna e externa
    2- Processo de avaliação
    Planejamento da avaliação
    Objetivação e transparência
    Influência e responsabilidade
    Abordagem qualitativa
    Abordagem quantitativa
    Desenvolvimento de questões chave
    Pesquisa exploratória
    Aspectos importantes de desenho de avaliação
    Técnicas de Amostragem
    Definição do método de coleta de dados
    Observação estruturada
    Surveys e questionários
    Escala de Likert e outras escalas
    Entrevistas individuais e focus group
    Observação participante
    Tabulação e análise de dados
    3- Maximizando o processo de avaliação
    Comunicação e relato
    Estratégias de implementação
    Ética no processo de avaliação

Depoimentos

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