Treinamentos

Gestão de Cargos e Salários

Carga Horária: 16 horas

Apresentação

As pessoas trabalham nas organizações em função de certas expectativas e resultados.  O salário representa a principal forma de recompensa organizacional e corresponde ao pagamento pelo trabalho executado. Trata-se do núcleo das relações de intercâmbio entre as pessoas e as organizações e, de certa forma, é uma demonstração do valor atribuído ao colaborador pela empresa.

A gestão dos salários, associada à gestão dos cargos pela área/profissional de recursos humanos nas empresas é uma tarefa complexa. Em que pese os esforços técnicos, o salário por si só não assegura a motivação dos funcionários.  Entretanto, tal função é essencial e se administrada de forma equivocada, pode gerar forte insatisfação na equipe e perda de profissionais para empresas que se mostrem mais atrativas no mercado de trabalho.

Público Alvo

Gerentes e analistas de RH, de T&D e de Desenvolvimento de pessoas; estudantes de Psicologia, Administração e Pedagogia empresarial.

Metodologia

Profissionais da área de Recursos Humanos voltados para o gerenciamento dos principais subsistemas de RH.
Veja o conteúdo programático deste treinamento

    1. Visão Geral de um Plano de Cargos e Salários Bem Elaborado

    Visão geral do conteúdo de um Plano de Cargos e Salários e exemplos de sua aplicação prática. Essa análise dará aos participantes um entendimento do conteúdo de um plano de cargos e salários e de cada etapa de sua elaboração.

     

    2. Descrição de Cargos

    As descrições de cargo podem ajudar a compreender melhor as necessidades de pessoal, em termos de qualidade e quantidade, bem como do perfil profissional adequado para ocupar cada cargo da organização.

    Mostraremos como utilizar um processo participativo e que garanta a melhor qualidade das descrições elaboradas.

    Os participantes receberão nosso novo Manual de Descrição de Cargos - Versão Profissional, contendo mais de trezentos exemplos de descrições de diversos tipos de cargos em empresas de diversos ramos de negócios, incluindo uma sugestão de requisitos e perfil de cada cargo. O manual inclui instruções para elaborar de forma rápida as descrições de todos os cargos da organização.

     

    3. Metodologias Utilizadas Para Análise dos Cargos e Montagem da Tabela Salarial

     

    A tabela salarial é o instrumento essencial para a montagem do plano de cargos e salários. Ele será o guia para todas as decisões do dia a dia da gestão de cargos e salários.

    Nessa parte do curso será feita uma análise de como os cargos estão organizados e das atuais práticas salariais da organização. Essa análise visa a identificar as carreiras possíveis, como funciona o processo de promoções e quais as principais formas de evolução profissional e salarial dentro da organização.

    Mostraremos duas metodologias para que você possa escolher depois para aquela que melhor se aplica à sua organização.

     

    3.1. Metodologia do Sistema de Pontos

     

    3.1.1. Avaliação dos cargos por meio de um sistema de pontos

     

    Aqui você aprenderá uma técnica mais detalhada para a avaliação e classificação dos cargos. Essa é uma metodologia tradicional que tem sido utilizada com sucesso por muitas empresas brasileiras.

    Você aprenderá a utilizar um sistema de pontos para medir os requisitos exigidos para um bom desempenho em cada cargo. Serão avaliados os níveis das competências essenciais exigidas pelo cargo, incluindo:

    -- Competências, habilidades e experiência prática para um bom desempenho no cargo.

    -- Habilidade para resolver problemas e criatividade.

    -- Habilidade para tomar decisões e responder por resultados.

    Você aprenderá:

    -- Como organizar e conduzir o processo de avaliação dos cargos na sua organização.

    -- Como utilizar adequadamente o sistema de pontos.

    -- Como verificar a consistência das avaliações de todos os cargos da organização.

     

    3.1.2. Classificação dos cargos pelo Sistema de Pontos

     

    Depois que todos os cargos tiverem sido avaliados, eles serão agrupados em classes conforme o número de pontos da sua avaliação.

    Você aprenderá:

    -- Como classificar os cargos, construindo uma estrutura lógica que facilite a visualização das carreiras possíveis e das possibilidades de evolução salarial dentro da organização.

    -- Como fazer os ajustes necessários na classificação dos cargos, identificando os cargos que eventualmente precisam ser reavaliados e reclassificados.

    -- Como analisar a coerência da estrutura geral de cargos da organização, identificando possíveis conflitos que possam prejudicar o dia a dia do funcionamento da organização.

     

    3.1.3. Como analisar a atual prática de remuneração da organização

     

    Agora é hora de ver como seus salários estão em relação à importância relativa atribuída a cada cargo durante o processo de avaliação de cargos.

    Essa análise é feita mediante a elaboração de uma "curva salarial" da organização, tomando por base os pontos de avaliação dos cargos e seus respectivos salários. No MS Excel essa curva corresponde a um gráfico do tipo "X - Y", onde os pontos são os "X" e os salários são os "Y". Qualquer incoerência ou injustiça salarial existente hoje na organização ficará evidente nesse gráfico da curva salarial da organização.

    Você aprenderá:

    -- Como fazer um gráfico com a curva salarial da organização utilizando o MS Excel.

    -- Como identificar os cargos que estão com salários fora do padrão geral da organização.

    -- Como ajustar a curva salarial para que reflita fielmente os padrões salariais da organização. Essa curva ajustada será utilizada para montagem da tabela salarial da organização.

     

    3.1.4. Como elaborar uma tabela salarial personalizada para a organização

     

    Depois de elaborada uma curva salarial representativa dos padrões salariais da organização, ficará fácil a montagem da tabela salarial.

    Você aprenderá:

    -- Como construir uma tabela salarial baseada na classificação dos cargos e nos atuais padrões de remuneração da organização.

    -- Como identificar se ainda há alguma incoerência na classificação dos cargos e fazer os ajustes necessários para que sua tabela salarial reflita fielmente a estrutura de cargos e a política salarial definida pela organização.

     

    3.1.5. Como fazer uma pesquisa salarial e elaborar a curva salarial do mercado

     

    Caso você queira "sentir o pulso" do mercado, você poderá fazer uma pesquisa salarial com algumas empresas que possam servir de base para comparações salariais.

    Você aprenderá:

    -- Como preparar e realizar sua pesquisa salarial.

    -- Como tabular a pesquisa e elaborar uma curva salarial do mercado. Esse procedimento serve para você fazer comparações com base em "cargos semelhantes", evitando as comparações com base apenas em títulos de cargos e que geralmente gera mais problemas do que soluções.

    -- Como interpretar e utilizar os resultados da pesquisa salarial.

     

    3.2. Metodologia da Matriz Pré-Definida

     

    Aqui veremos como criar e utilizar uma Matriz para montar rapidamente uma estrutura completa de cargos e salários, pronta para ser utilizada no dia a dia da gestão de cargos e salários. A Matriz é fundamentada em práticas de gestão de cargos e salários consagradas pelo mercado.

    A Matriz Pré-Definida serve para a elaboração rápida de um plano de cargos e salários, mantendo o mesmo rigor técnico dos processos tradicionais utilizados para realização dessa tarefa.

     

    3.2.1. Utilizando a Matriz Pré-Definida para a classificação dos cargos

     

    A classificação dos cargos, independente da metodologia utilizada, significa um agrupamento dos cargos conforme sua semelhança em termos de requisitos dos cargos, como conhecimentos, complexidades e responsabilidades.

    A classificação dos cargos será feita com base nos salários recebidos hoje pelos cargos e numa análise da percepção da importância de cada cargo dentro do conjunto de cargos da organização.

     

    3.2.2. Montagem da tabela salarial utilizando a Matriz Pré-Definida

     

    A montagem da tabela salarial é feita utilizando-se uma planilha do MS Excel e exigirá apenas a inclusão dos cargos e seus respectivos salários dentro das classes criadas na Matriz Pré-Definida. Apesar de sua denominação de "pré-definida", a Matriz permite que se façam os ajustes necessários na classificação dos cargos para que a tabela salarial reflita fielmente a realidade da organização.

     

    4. Como utilizar o plano de cargos e salários nas decisões do dia a dia da organização

     

    Nessa parte do curso serão analisados os principais desafios e as estratégias para a efetiva implantação do plano de cargos e salários. Serão analisadas questões como:

    -- Definição dos critérios de progressão salarial, tanto nos casos dos aumentos por mérito, como nos casos de promoção para cargos mais altos na hierarquia organizacional.

    -- A necessidade de eventuais ajustes em alguns salários e seu impacto na folha de pagamento.

    -- As comunicações com os funcionários sobre o plano de cargos e salários.

     

    5. A utilidade de um plano de cargos e salários bem elaborado

     

    Nessa parte do curso veremos como a organização poderá utilizar seu plano de cargos e salários para:

    -- Servir como principal apoio em suas decisões sobre salários.

    -- Manter a filosofia de meritocracia.

    -- Manter o equilíbrio interno dos salários.

    -- Verificar a competitividade externa de suas práticas de remuneração.

     MATERIAL DO TREINAMENTO

     Os participantes irão receber um CD contendo todo o material do treinamento material de apoio adicional com exemplos e manuais.

     20 exemplos de Tabelas Salariais.

    Manual de Remuneração Variável, mostrando como desenvolver um Programa de Remuneração Variável na organização.

    Manual do Entrevistador, com dicas para você tirar o máximo de uma entrevista com um candidato a um cargo de gestão (supervisor, gerente, diretor).

    Manual de Avaliação de Desempenho, contendo um método de avaliação por fatores comportamentais, de fácil entendimento e aplicação. É um excelente complemento para o manual de Remuneração Variável, quando a organização quiser incluir funcionários administrativos em seus programas de incentivos.

    Manual de Descrição de Cargos - Versão Profissional, contendo 310 exemplos de descrição de cargos de diversas áreas em diferentes empresas, incluindo uma sugestão de requisitos de instrução e um perfil comportamental que muito ajudarão na eficiência e eficácia dos processos de recrutamento e seleção e treinamento da organização, servindo ainda como base para os programas de sucessão e carreiras da organização.

    Manual de Cargos e Salários na Pequena Empresa, mostrando a utilização prática de metodologia simples na elaboração de uma tabela salarial.

Próxima Turma

Data:

27/11/2017 a 28/11/2017

Belo Horizonte/MG

Local:

Horário:

8h30 às 17h30

Investimento:

Depoimentos

Você já fez este treinamento?

Envie um depoimento!