Treinamentos

Pesquisa de Clima Organizacional

Carga Horária: 8 horas

Apresentação

Embora as empresas queiram profissionais bastante motivados, nem sempre está presente, a preocupação em tentar garantir níveis adequados de satisfação no trabalho para seus colaboradores. Se os empregados vivenciam mais insatisfação do que satisfação, isso acaba dificultando o compromisso com os objetivos, com os novos desafios e a própria missão estabelecida pela organização.

O Clima, portanto, diz respeito ao que está acontecendo no ambiente em determinado momento, sendo a caracterização da imagem dos principais aspectos ou traços da organização. O maior desafio é que o Clima só pode ser compreendido em termos das percepções das pessoas que fazem parte da organização.

A Pesquisa de Clima é uma metodologia muito utilizada por empresas que se preocupam em identificar problemas e melhorar o desempenho, pois essa “investigação” permite que as causas sejam levantadas e delineadas. Além disso, a Pesquisa de Clima pode desenvolver a percepção e a interatividade dos empregados, gerando não só aprendizado, mas também compromisso e compreensão das principais dificuldades da organização.

Público Alvo

Profissionais de Recursos Humanos, Psicólogos, Pedagogos, Empresários, Comerciantes e outros que se interessem pelo assunto.

Metodologia

Aulas expositivas com recursos audiovisuais, apresentação de modelos de questionários e atividades em grupo para vivencia. 
Veja o conteúdo programático deste treinamento

    1 – INTRODUÇÃO                                           
    1.1  – Clima Organizacional
    1.2  – Pesquisa de Clima Organizacional           
    1.3   - Por que fazer uma Pesquisa de Clima Organizacional?
    1.4   - Periodicidade
    2 - PESQUISA
    2.1 – Percepção das características da organização
    2.2 – Percepção das características do funcionário
    2.3 – Investigação adequada (pesquisa)
    2.4 -Responsabilidades                                   
    2.5 -  Tabulação das respostas
    2.6 – Tratamento dos dados (identificação e interpretação dos focos de insatisfação)
    2.7 – Criando um novo Clima (propostas para gerar melhorias)
    3 – Exercícios Práticos para vivenciar a metodologia. 

Depoimentos

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