Treinamentos

Mapeamento e Gerenciamento de Processos

Carga Horária: 16 horas

Apresentação

A GESTÃO DE PROCESSOS é um dos mais úteis e com maior possibilidade de melhoria operacional dentre os instrumentos disponíveis. Inicialmente como ferramenta de trabalho de consultores organizacionais, a Gestão de Processos adquiriu uma enorme aplicabilidade após sua inclusão dentre os requisitos da Norma ISO 9001:2000.
A GESTÃO DE PROCESSOS é um método para planejar atividades, recursos e indicadores através de um claro desenho do sequenciamento e interação ideal a partir dos resultados desejados de um processo qualquer. Todo o planejamento se corretamente feito, permite não só cumprir requisitos normativos ao gerenciamento de processos da ISO 9001:2000 e ISO/TS 16.949:2002 como também gerar resultados concretos para a organização.
Este curso irá mostrar como os gerentes, analistas e demais profissionais podem fazer isso: operacionalizar diretrizes estratégicas, cumprir requisitos normativos dos sistemas de gestão da qualidade e produzir resultados através de um processo de gestão integrado.

Público Alvo

Diretores, Gerentes e Dirigentes de empresas e outras organizações; Coordenadores de Sistemas de Gestão da Qualidade e demais interessados no desenvolvimento de processos empresariais e operacionais.

Metodologia

Apresentar os fundamentos da gestão de processos, seus requisitos e sua utilidade na gestão empresarial e gestão da qualidade; discutir um estudo de caso e exercitar a construção do mapa de processos das organizações dos participantes do evento.
Veja o conteúdo programático deste treinamento

    1 – Visão das Organizações

    1.1 – Evolução das Organizações
    1.2 – As Organizações do Futuro

     

    2 – Estruturas Organizacionais
    2.1 – Estruturas Verticais (Visão Tradicional) 
    2.2 – Estruturas Horizontais (Visão Sistêmica) 
    2.3 – Estruturas Contemporâneas
    2.3.1 – Estrutura com Base em Projeto
    2.3.2 – Estrutura Matricial

     

    3 – Abordagem de Processo
    3.1 – Categorias de Processos
    3.2 – Estrutura Organizacional por Processos
    3.2.1 – Organização por Funções
    3.2.2 – Organização por Processos
    3.3 – Abordagem de Processo Segundo a Iso 9000:2000
    3.3.1 – Modelo de um SGQ Baseado em Processo

     

    4 – Gestão de Processos
    4.1 – Mapa de Contexto
    4.2 – Processos Críticos
    4.3 – Mapeamento de Processo
    4.3.1 – Tipos de Fluxograma
    4.3.2 – Elaboração do Mapeamento do Processo
       .. 1º Passo: Definir a Equipe de Mapeamento
       .. 2º Passo: Entender o Processo
       .. 3º Passo: Mapear o Processo
    4.4 - Redesenho de Processos
    4.4.1 – Estrutura para Redesenho do Processo
       .. 1º Passo: Escolher o Processo
       .. 2º Passo: Definir a Equipe de Redesenho
       .. 3º Passo: Entender o Processo
       .. 4º Passo: Mapear o Processo
       .. 5º Passo: Redesenhar o Processo
       .. 6º Passo: Testar o Processo Redesenhado
       .. 7º Passo: Implementar o Processo
    4.5 – Medição e Monitoramento
    4.5.1 – Indicadores de Desempenho
    4.5.2 – Medindo o Desempenho dos Processos
       .. Indicadores Relacionados ao Cliente: 
       .. Indicadores de Saída do Processo:

    5 – Apresentação e discussão de casos

    6 - Exercícios práticos

Depoimentos

" Tenho grande interesse em participar deste treinamento, porém só tenho disponibilidade de horário a noite."

Renata Vasconcelos Moreira

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