Treinamentos
Formação de Componentes de Grupos de CCQ
Carga Horária: 16 horas
Apresentação
As exigências do mercado estão cada dia mais diversificadas e sofisticadas. Inovações tecnológicas caminham a passos largos e a competição é cada vez mais feroz. Para enfrentar essas ondas sucessivas de mudança, as empresas necessitam cada vez mais de pessoas dotadas de capacidade de resolver problemas.
Melhoria contínua, ações corretivas e preventivas são oportunidades que não devem ser desprezadas, de estudo e conhecimento de processos. A aplicação no ambiente administrativo também pode ser feita desde que haja uma compreensão sobre suas particularidades e sobre os ajustes necessários para a aplicação dos conceitos sobre o principal produto manuseado neste contexto: a informação.
A aplicação de técnicas de melhoria da qualidade na forma de grupos de CCQ’s difere de outros tipos de trabalhos de grupo. A ênfase no aprendizado, por exemplo, deve ser feita, sobretudo para iniciantes, para possibilitar a obtenção de resultados concretos futuros.
A adoção do CCQ pelas empresas contribui tanto para a empresa, na forma de melhoria de resultados quanto para a melhoria da empregabilidade dos funcionários, capacitando-os para desafios profissionais exigido pelo mundo moderno e globalizado.
São pequenos grupos de empregados voluntários que praticam a Qualidade Total em seu trabalho.
Através do trabalho em equipe, utilizam os métodos e ferramentas de análise e solução de problemas para se desenvolver e melhorar resultados operacionais e garantir o cumprimento de requisito de produto e processo.
Público Alvo
Pessoas de qualquer nível ou formação, que estejam interessadas e dispostas a solucionar problemas de qualidade de produto, serviço ou processos no ambiente de trabalho.
Metodologia
Aulas expositivas com utilização de recursos visuais com aplicações teóricas e práticas.
Veja o conteúdo programático deste treinamento
Módulo I - Introdução
· Origem do CCQ
· Princípios do CCQ
· Diferenças entre o CCQ e outros grupos de melhoria
· O ciclo PDCA
Módulo II – Métodos e Processos
· Passos do PDCA para a Solução de Problemas
· Compreendendo a melhoria contínua
Módulo III – Ferramentas de Solução de Problemas
· As 7 ferramentas da Qualidade e outras ferramentas de
solução de problemas
· Fluxograma
· Brainstorming (Osborn)
· Diagrama de Causa e Efeito (Ishikawa)
· Diagrama de Afinidade
· Diagrama de Pareto
· Folha de Verificação
· Carta de Tendência, Gráfico Seqüencial
· Estratificação
· GUT/REI (Kepner Tregoe)
· 5W 2H
· Como escolher adequadamente as ferramentas
· Exercícios práticos
Módulo IV – Projetos de Melhoria
· Estruturando os CCQ’s na empresa: organização
· Papéis dos membros do grupo
· Definindo e Acompanhando Projetos
· Estudos de caso
Módulo V – Aspectos Comportamentais
· Fundamentos básicos da mudança - CHA
· O triângulo “Motivação, método e persistência - MMP
· Responsabilidades pela melhoria da qualidade
· Projetos que dão certo e projetos que dão errado
· Os 10 mandamentos para se resolver problemas direito
· Frases assassinas
Depoimentos
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