Treinamentos
CQI 10 - Solução Eficaz de Problemas
Carga Horária: 24 horas
Apresentação
A resolução ineficaz de problemas contribui para as questões acerca da qualidade e que exercem impacto poderoso sobre a satisfação de clientes e usuários.
Além disso, existe a necessidade de um melhor tratamento sobre a grande quantidade de resíduos e que representam desperdícios, em termos financeiros e humanos, gerados pela indústria automotiva, resultantes de uma abordagem ineficaz de solução de problemas.
Os principais ofensores desse processo são:
- A cultura organizacional fraca ou inconsistente
- Falha no uso do processo de solução de problemas
- Variações na comunicação nas empresas e nas estruturas organizacionais
A Solução Eficaz de Problemas aborda uma maneira nova de pensar, agir e fazer tudo aquilo que é necessário para acrescentar valor ao processo de resolução de problemas.
É preciso conduzir a empresa para valores corretos, para assegurar comportamentos corretos e persistência nas medições e métricas necessárias à obtenção de uma Solução Eficaz de Problemas.
Este treinamento foi concebido para levar às empresas do ramo automotivo as prescrições do guia de referência CQI-10 – Effective Problem Solving da Automotive Industry Action Group – AIAG.
Público Alvo
Gerentes, Engenheiros, Técnicos, Analistas de Produção, Qualidade, Engenharia de indústrias automotivas.
Metodologia
Conteúdo bastante rico e dinâmico, envolvendo exposição teórica, estudos de caso, trabalhos em grupo e discussão de apresentações em vídeo de trabalhos utilizando a metodologia.
Veja o conteúdo programático deste treinamento
1. Comportamentos e valores fundamentais na solução de problemas
2. Comportamentos desejados na solução de problemas para:
a liderança executiva
os donos de problemas
solucionadores de problemas
clientes e fornecedores
3. Avaliação do processo de solução de problemas
4. Processo de solução eficaz de problemas
Notificação
Identificação do problema
Contenção
Análise do modo de falha
Análise de causa raiz
Escolha e implementação de ações corretivas
Controle
Padronização
Aspectos chave em cada etapa
5. Matriz de Ferramentas de Solução de Problemas de nível básico
Análise de Pareto
Índice de Capacidade
Folha de Verificação
É / Não é (Análise de Estratificação)
Análise de Sistema de Medição
R&R de instrumentos de medição
Processo de contenção
Estatística descritiva
Carta de Seqüência / Tendência
Análise de 5 porquês
Diagrama de Causa e Efeito
Matriz de Causa e Efeito
Brainstorming
Histograma
Fluxograma
Análise do Fluxo do Trabalho
Benchmarking / Melhores práticas
Análise da Árvore de Falhas
Diagrama de Dispersão
Matriz de Decisão
Gráfico de Gantt
Carta de Controle
Plano de Controle de Processo
A prova de erro
Leitura Transversal / Replicação
Banco de dados de lições aprendidas
6. Matriz de Ferramentas de Solução de Problemas de nível intermediário
Fornecedor – Entrada – Processo – Saída – Cliente (SIPOC)
Análise do Modo e Efeito de Falha (FMEA)
Diagrama de Concentração
Projeto de Experimentos
Análise de Regressão Linear
Teste de Hipóteses
Gráfico de Paynter
Análise Multivari
Mapa de Fluxo de Processo
Diagrama-P / Projeto de parâmetro
Gráfico de Pré-Controle
7. Matriz de Ferramentas de Solução de Problemas de nível Avançado
Desdobramento da função qualidade
voz do cliente
voz do processo
Projeto de Experimento
fatorial completo
fatorial fracionado
Tolerância Estatística
Teste até falhar
Simulação de Monte Carlo
Projeto Robusto - Taguchi
8. Treinamento e Competências na Solução de Problemas
Depoimentos
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