Treinamentos

Facilitadores de Análise de Causa Raiz

Carga Horária: 16 horas

Apresentação

A análise de causa raiz é uma etapa essencial em qualquer método de resolução de problemas.


A etapa mais difícil na resolução de um problema é sem dúvida a descoberta de suas causas. Os profissionais e grupos de melhoria que recebem a responsabilidade de resolver problemas invariavelmente se deparam com essa dificuldade, independente da abordagem que se utilize para tratar o problema.

Para que a análise de causa raiz tenha sucesso ela deve levar à identificação do conjunto de causas comprovadas e explicar como o processo se desenrola desde o momento em que elas acontecem isoladamente ou de forma combinada para provocar o efeito indesejado.

No entanto, as deficiências de aprendizagem e o contexto organizacional acabam atrapalhando o processo de análise, dificultando a localização e o isolamento das causas reais de outras variáveis simétricas, podendo ocasionar a seleção e o tratamento das causas erradas. A consequência final desse processo pode ser o desperdício de recursos e a reincidência do problema.

A iniciativa inédita da Qualypro em montar este treinamento visa atender às demandas das organizações por meios mais eficazes de obter resultado. A análise de causa raiz é o ponto nevrálgico de qualquer processo de solução de problemas e onde se gasta mais tempo, mais esforço e mais atenção das equipes. Sem uma análise de causa correta é praticamente impossível resolver problemas com efetividade.

Público Alvo

Profissionais da área da Qualidade; membros de grupos de CCQs ou de melhoria da qualidade; gerentes e especialistas que precisam solucionar problemas no ambiente de trabalho.

Metodologia

Conteúdo bastante rico e dinâmico, envolvendo exposição teórica, estudos de caso, trabalhos em grupo e discussão de apresentações em vídeo de trabalhos utilizando a metodologia. Problemas reais e simulados serão utilizados para praticar o uso de ferramentas e contribuir para o retorno do investimento no treinamento.
Veja o conteúdo programático deste treinamento

    I. Introdução

    1.1 – Contextualização

    1.2 – Justificativa

    1.3 – Definições

    1.4 – Conceitos

    1.5 – Neurociência: limitações que atrapalham a ACR

    II. O Método de Solução de Problemas

    2.1 – O PDCA

    2.2 – O MASP

    2.3 – Etapas relevantes para a ACR

    2.4 – Componentes do problema

    III. A Análise de Causa Raiz (ACR)

    3.1 – Raciocínio para a Análise de Causa Raiz

    3.2 – Cronologia e causalidade

    3.3 – Alternativas para a ACR

    3.4 – 5 Porquês e Diagrama de Árvore

    IV.  Gestão da Melhoria

    4.1 – Política e objetivos de melhoria

    4.2 – Tipos e Mapeamento de problemas

    4.3 – Abordagens para resolução

    4.4 – Competências para cada tipo de problema

    V. Exercícios práticos

    5.1 – Raciocínio analítico

    5.2 – Raciocínio causal

    5.3 – Problema simulado

    5.4 – Análise de problema real

Depoimentos

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