Treinamentos
Facilitadores de Análise de Causa Raiz
Carga Horária: 16 horas
Apresentação
A
análise de causa raiz é uma etapa essencial em qualquer método de resolução
de problemas. |
Para que a análise de causa raiz
tenha sucesso ela deve levar à identificação do conjunto de causas comprovadas
e explicar como o processo se desenrola desde o momento em que elas acontecem
isoladamente ou de forma combinada para provocar o efeito indesejado.
No entanto, as deficiências de
aprendizagem e o contexto organizacional acabam atrapalhando o processo de
análise, dificultando a localização e o isolamento das causas reais de outras
variáveis simétricas, podendo ocasionar a seleção e o tratamento das causas
erradas. A consequência final desse processo pode ser o desperdício de recursos
e a reincidência do problema.
A iniciativa inédita da Qualypro
em montar este treinamento visa atender às demandas das organizações por meios
mais eficazes de obter resultado. A análise de causa raiz é o ponto nevrálgico
de qualquer processo de solução de problemas e onde se gasta mais tempo, mais
esforço e mais atenção das equipes. Sem uma análise de causa correta é
praticamente impossível resolver problemas com efetividade.
Público Alvo
Profissionais da área da Qualidade; membros de grupos de CCQs ou de melhoria da qualidade; gerentes e especialistas que precisam solucionar problemas no ambiente de trabalho.Metodologia
Conteúdo bastante rico e dinâmico, envolvendo exposição teórica, estudos de caso, trabalhos em grupo e discussão de apresentações em vídeo de trabalhos utilizando a metodologia. Problemas reais e simulados serão utilizados para praticar o uso de ferramentas e contribuir para o retorno do investimento no treinamento.I.
Introdução
1.1 – Contextualização
1.2 – Justificativa
1.3 – Definições
1.4 – Conceitos
1.5 – Neurociência: limitações que
atrapalham a ACR
II.
O Método de Solução de Problemas
2.1 – O PDCA
2.2 – O MASP
2.3 – Etapas relevantes para a ACR
2.4 – Componentes do problema
3.1 – Raciocínio para a Análise de Causa
Raiz
3.2 – Cronologia e causalidade
3.3 – Alternativas para a ACR
3.4 – 5 Porquês e Diagrama de Árvore
IV.
Gestão da Melhoria
4.1 – Política e objetivos de melhoria
4.2 – Tipos e Mapeamento de problemas
4.3 – Abordagens para resolução
4.4 – Competências para cada tipo de
problema
V.
Exercícios práticos
5.1 – Raciocínio analítico
5.2 – Raciocínio causal
5.3 – Problema simulado
5.4 – Análise de problema real
Depoimentos
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