Treinamentos

PDCA e RCA - Solução Efetiva de Problemas

Carga Horária: 16 horas

Apresentação

A gestão da Qualidade como disciplina administrativa possui um grande volume de conhecimento dá sustentação às teorias gerenciais e às práticas do dia-a-dia, que possibilitam às organizações produzir com mais qualidade.

Um dos conceitos mais fortes e que mais repercutiram para a construção de métodos de gestão é o Ciclo PDCA. Sua simplicidade, abrangência e poder de explicação tem sido utilizado há décadas nas mais diversas atividades, desde a realização de pequenas tarefas até o desenvolvimento de uma gestão estratégica integrada e de longo prazo.

O Ciclo PDCA foi criado na década de 20 pelo Estatístico americano Walter Shewhart e foi difundido no Japão por Deming, onde recebeu seu nome. Desde esta época ele tem sido utilizado como fonte de inspiração para a execução de ações e para o desenho de métodos e procedimentos gerais e específicos. A norma ISO 9001:2000 é um bom exemplo de documento universal que empregou seu conceito para concretizar a idéia de melhoria contínua.


Público Alvo

Qualquer pessoa, de qualquer idade, formação ou profissão. É particularmente indicado como treinamento mínimo para todas as pessoas que exercem atividades profissionais. 

Metodologia

Apresentar o Ciclo PDCA e suas variantes, contar e discutir casos de aplicação e da falta de aplicação na vida cotidiana e profissional. Exercitar o conceito em diversas situações do trabalho. 
Veja o conteúdo programático deste treinamento

    1.  Introdução – conceito de mudança

    2.  O Ciclo de Shewhart

    3.  O PDCA na vida pessoal e profissional

    4.  PDCA, SDCA e CAPD

    5.  Aplicações típicas do PDCA: 8D, MASP, ISO 9001:2000

    6.  Conceito de Melhoria contínua

    7.  Padronizando uma atividade usando PDCA

    8.  Planejando uma atividade usando PDCA

    9.  O comportamento no trabalho com PDCA

    10. Exercícios práticos e vivenciais

Depoimentos

Você já fez este treinamento?

Envie um depoimento!