Treinamentos
Formação de Analistas de T&D
Carga Horária: 16 horas
Apresentação
Desenvolver pessoas é fundamental para aumentar os resultados organizacionais. O sucesso nessa missão depende de processos, procedimentos e instrumentos bem desenhados, de forma a compor um conjunto de diferentes olhares, cada qual com uma perspectiva sobre a necessidade de desenvolvimento.
Este evento é direcionado à profissionais de Treinamento & Desenvolvimento de pessoas e está estruturado em três partes. A primeira irá apresentar e discutir o contexto do trabalho e avaliar os aspectos da gestão organizacional que direcionam esforços no desenvolvimento de pessoas. A segunda parte irá desenvolver habilidades para a identificação de necessidades de treinamento, alinhados com os objetivos da empresa, das equipes e das pessoas. A terceira parte fecha com a discussão dos métodos de avaliação de resultados de treinamento, incluído o cálculo do ROI – Retorno do Investimento.
Esta formação é essencial
para aqueles que precisam se atualizar e estruturar os processos de T&D, visando
aumentar sua contribuição para o sucesso das pessoas e resultados do negócio.
Público Alvo
Profissionais
de T&D e de Recursos Humanos em geral; Líderes, Gerentes, Supervisores,
Psicólogos, Pedagogos e outros profissionais envolvidos ou interessados na
atividade de desenvolvimento de pessoas.
Metodologia
A metodologia é
predominantemente prática, centrada nos principais interesses das organizações
e dos participantes; serão utilizados recursos diversos como bibliografia,
pesquisas acadêmicas interpretadas, exercícios, estudos de caso, debates
orientados, estudos de caso e discussão de instrumentos. Ao final cada
participante receberá os modelos de formulários e textos utilizados ou
discutidos no evento e poderá adquirir o livro Capital Humano - o único livro brasileiro dedicado ao LNT, publicado pelo Instrutor deste curso.
Módulo
I – O Contexto e novos paradigmas
organizacionais
O contexto do trabalho e da mão de obra
Diferença entre T&D Convencional e de Resultados
A retórica do treinamento como investimento
Módulo
II – Etapas do treinamento
Abordagem reativa do LNT e seus falsos pressupostos
Abordagem Interativa ou Proativa do ANT
Processo de ANT: Modelo ISO 10.015 e de Deborah Tobey
(ASTD)
Modelo U balanceado: ligação entre LNT e AET
Módulo III - Estruturando um processo pelo Modelo 6D
D1 Determinar os resultados para o negócio
D2 Desenhar uma experiência completa
D3 Direcionar a aplicação
D4 Definir a transferência do aprendizado
D5 Dar apoio à performance
D6 Documentar os resultados
Módulo IV – Levantamento de Necessidades de Treinamento
Método 1: Desdobramento estratégico
Método 2: Treinamento para resultados
Método 3: Matriz de Habilidades
Método 4: Pesquisa de comportamento
Método 5: Pré-Teste
Método 6: Grupo de Foco
Método 7: Pesquisa estimulada
Método 8: Solicitação dos empregados
Redigindo
corretamente os objetivos
Como escolher a melhor forma de avaliação para cada tipo
de treinamento
Tipologia de Treinamentos na ótica organizacional
§
Atender requisitos mínimos de capacitação
§
Melhorar resultados organizacionais
§
Desenvolver comportamentos/atitudes
§
Atualizar conhecimentos
§
Beneficiar partes interessadas
Módulo
IV – Projeto e planejamento de treinamento
Hierarquia das ações de aprendizagem
Tipologia de Bloom
Formas de indução de aprendizagem: IA, microlearning, gamificação etc
Módulo
V – Execução de treinamento Utilização de jogos e dinâmicas de grupo
Preparativos
logísticos
Preparação do
material didático
Alinhamento de objetivos
Módulo
VI – Avaliação da eficácia
Modelo de Kirkpatrick
§ Reação
§ Aprendizado
§ Comportamento
§ Resultados
Modelo de Philips - ROI
Avaliação de 6o nível: benefícios sociais
Módulo
VII – Gestão do Treinamento
Indicadores de Treinamento
Como elaborar um Relatório Anual de Treinamento
Depoimentos
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