Treinamentos

Análise de Causa Raíz - Melhore seu desempenho na etapa mais difícil da solução de problemas

Carga Horária: 8 horas

Apresentação

A etapa mais difícil na resolução de um problema é sem dúvida a descoberta de suas causas. Os profissionais e grupos de melhoria que recebem a responsabilidade de resolver problemas invariavelmente se deparam com essa dificuldade, independente da abordagem que se utilize para tratar o problema.

Para que a análise de causa raiz tenha sucesso ela deve levar à identificação do conjunto de causas comprovadas e explicar como o processo se desenrola desde o momento em que elas acontecem isoladamente ou de forma combinada para provocar o efeito indesejado.

No entanto, as deficiências de aprendizagem e o contexto organizacional acabam atrapalhando o processo de análise, dificultando a localização e o isolamento das causas reais de outras variáveis simétricas, podendo ocasionar a seleção e o tratamento das causas erradas. A conseqüência final desse processo pode ser o desperdício de recursos e a reincidência do problema.

A iniciativa inédita da Qualypro em montar este treinamento visa atender às demandas das organizações por meios mais eficazes de solucionar problemas, uma vez que a análise de causa raiz é o ponto nevrálgico de qualquer processo de solução de problemas e onde se gasta mais tempo, mais esforço e mais atenção das equipes. Sem uma análise de causa correta é praticamente impossível resolver problemas com eficácia.

Público Alvo

Profissionais da área da Qualidade; membros de grupos de CCQs ou de melhoria da qualidade; gerentes e especialistas que solucionam problemas de qualidade de produto, serviço ou processos no ambiente de trabalho.

Metodologia

Conteúdo bastante rico e dinâmico, envolvendo exposição teórica, estudos de caso, trabalhos em grupo e discussão de apresentações em vídeo de trabalhos utilizando a metodologia.

Problemas reais das empresas dos participantes também serão utilizados para praticar o uso de ferramentas e contribuir para o retorno do investimento no treinamento.
Veja o conteúdo programático deste treinamento
    I.Introdução
    1.1 - Introdução
    1.2 - Definição de problema
    1.3 - Tipologias de problemas
    1.4 - O que fazer com um problema: solução, resolução, dissolução
    1.5 - Riscos e perigos durante a análise de causa raiz
     
    II.Métodos de Solução de Problemas
    2.1 - Princípios da metodologia científica
    2.2 - Etapas da abordagem sistemática (MASP, QC-Story, etc)
    2.3 - Por que a análise de causa é a mais difícil etapa
    2.4 - Erros comuns durante a Análise de Causas
     
    III.Análise de Causa Raiz
    3.1 - O que é Análise de Causa Raiz
    3.2 - Tipos de variáveis e relações causais
    3.3 - Outras possibilidades para tratar problemas
    3.4 - Análise de causas segundo Campos
    3.5 - Etapas antecedentes à busca da causa
    3.6 - Análise de Causa Raiz
    3.7 - Tipos de análise e suas ferramentas
            Hipóteses
    Tendência
    Freqüência
    Influência
    Seqüência
    Variância
    Relação
    Correlação
    Seqüenciamento de ferramentas
    3.8 - Condições para a análise eficaz da causa raiz
    Do problema
    Do método
    Da empresa
    Das pessoas envolvidas
    Do contexto da empresa
    3.9 - Confirmação das causas
    3.10 - Causas típicas de problemas
    3.11 - Análise através do método experimental
     
    IV.   Exercícios práticos

Próxima Turma

Data:

04/05/2018

Belo Horizonte/MG

Local:


Horário:

8h30 às 17h30

Investimento:


Depoimentos

Você já fez este treinamento?

Envie um depoimento!