Treinamentos

Gestão de Competências

Carga Horária: 8 horas

Apresentação

A Gestão de Competências foi introduzida no Brasil há cerca de 15 anos e desde então muitas organizações implantaram o modelo, que se tornou um sucesso na prática de gestão de recursos humanos.

As metodologias, no entanto, ainda são várias e não convergiram para um modelo único. Prova disso é que é possível encontrar diversas formas de abordar a competência na literatura e no mercado. Essa pluralidade conceitual dificulta sua assimilação pelo profissional de RH, que pode ficar desorientado com tantas maneiras de implantar o modelo, algumas delas divergentes entre si.

A Qualypro pesquisou o tema e encontrou sete abordagens que podem ser encontradas na literatura e nas empresas. Elas explicam por que algumas delas são tão diferentes entre si, por que algumas são mais trabalhosas e por que dão resultados diferentes.

Destaque especial será dado a abordagem normativa, que ganhou o Prêmio Ser Humano da ABRH-MG em 2002.

Este conhecimento é imprescindível para o profissional de RH que precisa implementar a gestão de competências e escolher a melhor abordagem para cada situação, sem correr o risco de cometer erros nessa escolha.




Público Alvo

Diretores, Gerentes e Analistas de RH e de Treinamento; Coordenadores de Sistemas de Gestão, Consultores de RH e demais interessados na gestão de pessoas. 

Metodologia

Através de exposição dialogada, apresentação de alternativas e modelos e exercícios práticos o docente levará os participantes a ter um conhecimento global da Gestão de RH por Competência. 

Veja o conteúdo programático deste treinamento

    I - Introdução à Gestão de Competências

    A origem da GC

    O que é e o que não é competência

     

    II - Abordagens de competência em uso atualmente

    Ambiental

    Humanista

    Normativa

    Organizacional

    Core Competence

    Institucional

    Híbrida

    III - Processo de Gestão de Competências numa abordagem normativa

    Gap Analysis

    Mapeamento de competências

     Métodos de treinamento e desenvolvimento

    V - Cases

    Case de referência: Vallourec & Mannesmann: caso apresentado no 10º Congresso Mundial de Gestão de Recursos Humanos em 2004.

    Case atual: BH Trans

Próxima Turma

Data:

08/11/2018 a 09/11/2018

Belo Horizonte/MG

Local:

Horário:

08h30 às 17h30.

Investimento:

Depoimentos

Você já fez este treinamento?

Envie um depoimento!