Treinamentos
Análise de Falhas
Carga Horária: 16 horas
Apresentação
falhas em equipamentos são os problemas mais comuns no ambiente industrial. As máquinas estão cada vez mais presentes em processos produtivos e os sistemas para operá-los são cada vez mais complexos. Por envolverem um grande número de componentes de automação, eles exigem ajustes e serviços de manutenção constantes para que possam operar, muitas vezes, muito próximo do limite. As consequências das falhas podem ser sentidas diretamente na produtividade, onerando as perdas e os custos de produção.
Para fazer frente a essa realidade as equipes de operação e manutenção precisam se capacitar para tratar os problemas de uma forma mais estruturada e que propicie mais efetividade no processo de análise e resolução desses problemas.
Porquê você
deve participar deste treinamento?
- Os problemas são cada vez mais complexos;
- Estudos já demonstraram que métodos estruturados são mais eficazes
- Equipes de alto desempenho sempre trabalham de forma metódica
- A capacidade de resolver problemas é uma competência primordial para o sucesso profissional
- O potencial de retorno é elevadíssimo;
Público Alvo
Pessoas de qualquer nível ou formação, que estejam interessadas e dispostas a solucionar problemas de qualidade de produto, serviço ou processos no ambiente de trabalho.Metodologia
Conteúdo bastante rico e dinâmico, envolvendo exposição teórica, estudos de caso, trabalhos em grupo e discussão de apresentações em vídeo de trabalhos utilizando a metodologia.
Problemas reais das empresas dos participantes também serão utilizados para praticar o uso de ferramentas e contribuir para o retorno do investimento no treinamento.
Veja o conteúdo programático deste treinamento
- Definição de Causa-Raiz
- Por que estudar Análise de Causa Raiz - ACR
- Definições da ACR
- Atitudes restritivas comuns
- Obstáculos da ACR bem sucedida
- 10 dicas para ACR bem sucedida
- Competências que favorecem e não favorecem a ACR
- Tipos de Problemas segundo Hosotani
- Definições de Problema
- Componentes do problema
- Perfis Típicos de Problemas
- Abordagens Resolutivas
- Vício Natural
- Estratégia resolutiva: Dinâmica tipo N
- Estratégia resolutiva: Dinâmica tipo tipo L
- Dinâmica: relação com o tempo
- Métodos de solução de problemas
- Diferenças entre o Pensamento Indutivo e o Pensamento Indutivo
- Análise do Filme O Óleo de Lorenzo
- Abordagem de equipe
- A análise como levantamento hipotético
- Ramificação da análise
- Relação causal em cadeia
- Determinação dos micropassos
- Uso do Diagrama de Árvore ou Árvore de Falhas
- Descrição correta de causas
- Causas fatalistas, vagas, constantes e ações
- Problema do uso do Brainstorming
- Necessidade de maturação por meio de revisôes
- Teste da relação causal
- Determinação da causa raiz
- Confirmação da causa raiz por meio de dados
- Combinação de causas
- Grau de influência das causas
- Correlação e causalidade
- Correlações positivas e negativas
- Causas intermitentes
- Confirmação experimental da causalidade
- Causas óbvias demais
- Causas não confirmadas
- Abandono da intuição e da tentativa e erro
- A causa raiz pode ser arbitrada
- Importância do bloqueio da reação em cadeia
- Ações sobre muitas causas
- Lidando com objeções
- Risco de antecipação de soluções e riscos
- Até onde buscar a causa raiz
- Engenheiro;
- Mestre em Administração – Fundação Dom Cabral/PUC Minas;
- Autor de dissertação de mestrado sobre a contribuição do MASP para o aprendizado organizacional;
- MBA Executivo – Fundação Dom Cabral;
- Pós graduado em Engenharia Econômica e Consultoria Organizacional;
- Especialização em Total Quality Management pela AOTS – Japão;
- Jurado da Convenção Mineira de CCQ’s – 2000 e 2013, e Vale – 2008;
- Conferencista em Congressos de nacionais da Qualidade e RH por diversas ocasiões;
- Autor de diversos artigos publicados em revistas especializadas da área da Qualidade e RH;
- Experiência em trabalhos de melhoria de qualidade com ganhos calculados de até 960 mil dólares;
- Agraciado quatro premiações por trabalhos em melhoria de qualidade (Bull 1989), implementação de SGQ (Algar – 1995, Revista Banas - 1995) e desenvolvimento de metodologia (ABRH – 2002);
- Ministrou cursos de MASP, ferramentas da qualidade e técnicas de solução de problemas para mais de 100 turmas, em diversas organizações brasileiras e no exterior;
- Ex-Diretor de Grupos de Estudo da UBQ/MG;
- Sócio-Diretor de Projetos da QualyPro.
- Atual colunista sobre MASP na Revista Banas Qualidade.
I - Introdução
II – Métodos de Análise de Falhas
III - Diretrizes para encontrar a Causa Raiz
FACILITADOR: Claudemir Y. Oribe

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