Treinamentos

Análise de Falhas

Carga Horária: 16 horas

Apresentação

falhas em equipamentos são os problemas mais comuns no ambiente industrial. As máquinas estão cada vez mais presentes em processos produtivos e os sistemas para operá-los são cada vez mais complexos. Por envolverem um grande número de componentes de automação, eles exigem ajustes e serviços de manutenção constantes para que possam operar, muitas vezes, muito próximo do limite. As consequências das falhas podem ser sentidas diretamente na produtividade, onerando as perdas e os custos de produção.
Para fazer frente a essa realidade as equipes de operação e manutenção precisam se capacitar para tratar os problemas de uma forma mais estruturada e que propicie mais efetividade no processo de análise e resolução desses problemas.

Porquê você deve participar deste treinamento?

  • Os problemas são cada vez mais complexos;
  • Estudos já demonstraram que métodos estruturados são mais eficazes
  • Equipes de alto desempenho sempre trabalham de forma metódica
  • A capacidade de resolver problemas é uma competência primordial para o sucesso profissional
  • O potencial de retorno é elevadíssimo;

Público Alvo

Pessoas de qualquer nível ou formação, que estejam interessadas e dispostas a solucionar problemas de qualidade de produto, serviço ou processos no ambiente de trabalho.

Metodologia

Conteúdo bastante rico e dinâmico, envolvendo exposição teórica, estudos de caso, trabalhos em grupo e discussão de apresentações em vídeo de trabalhos utilizando a metodologia.

Problemas reais das empresas dos participantes também serão utilizados para praticar o uso de ferramentas e contribuir para o retorno do investimento no treinamento.
Veja o conteúdo programático deste treinamento
    I - Introdução
    • Definição de Causa-Raiz
    • Por que estudar Análise de Causa Raiz - ACR
    • Definições da ACR
    • Atitudes restritivas comuns
    • Obstáculos da ACR bem sucedida
    • 10 dicas para ACR bem sucedida
    • Competências que favorecem e não favorecem a ACR
    • Tipos de Problemas segundo Hosotani
    • Definições de Problema
    • Componentes do problema
    • Perfis Típicos de Problemas
    II – Métodos de Análise de Falhas
    • Abordagens Resolutivas
    • Vício Natural
    • Estratégia resolutiva: Dinâmica tipo N
    • Estratégia resolutiva: Dinâmica tipo tipo L 
    • Dinâmica: relação com o tempo
    • Métodos de solução de problemas
    • Diferenças entre o Pensamento Indutivo e o Pensamento Indutivo
    • Análise do Filme O Óleo de Lorenzo

    III - Diretrizes para encontrar a Causa Raiz
    • Abordagem de equipe
    • A análise como levantamento hipotético
    • Ramificação da análise
    • Relação causal em cadeia
    • Determinação dos micropassos
    • Uso do Diagrama de Árvore ou Árvore de Falhas
    • Descrição correta de causas
    • Causas fatalistas, vagas, constantes e ações
    • Problema do uso do Brainstorming
    • Necessidade de maturação por meio de revisôes
    • Teste da relação causal
    • Determinação da causa raiz
    • Confirmação da causa raiz por meio de dados
    • Combinação de causas
    • Grau de influência das causas
    • Correlação e causalidade
    • Correlações positivas e negativas
    • Causas intermitentes
    • Confirmação experimental da causalidade
    • Causas óbvias demais
    • Causas não confirmadas
    • Abandono da intuição e da tentativa e erro
    • A causa raiz pode ser arbitrada
    • Importância do bloqueio da reação em cadeia
    • Ações sobre muitas causas
    • Lidando com objeções
    • Risco de antecipação de soluções e riscos
    • Até onde buscar a causa raiz

    FACILITADOR: Claudemir Y. Oribe

    • Engenheiro;
    • Mestre em Administração – Fundação Dom Cabral/PUC Minas;
    • Autor de dissertação de mestrado sobre a contribuição do MASP para o aprendizado organizacional;
    • MBA Executivo – Fundação Dom Cabral;
    • Pós graduado em Engenharia Econômica e Consultoria Organizacional;
    • Especialização em Total Quality Management pela AOTS – Japão;
    • Jurado da Convenção Mineira de CCQ’s – 2000 e 2013, e Vale – 2008;
    • Conferencista em Congressos de nacionais da Qualidade e RH por diversas ocasiões;
    • Autor de diversos artigos publicados em revistas especializadas da área da Qualidade e RH;
    • Experiência em trabalhos de melhoria de qualidade com ganhos calculados de até 960 mil dólares;
    • Agraciado quatro premiações por trabalhos em melhoria de qualidade (Bull 1989), implementação de SGQ (Algar – 1995, Revista Banas - 1995) e desenvolvimento de metodologia (ABRH – 2002);
    • Ministrou cursos de MASP, ferramentas da qualidade e técnicas de solução de problemas para mais de 100 turmas, em diversas organizações brasileiras e no exterior;
    • Ex-Diretor de Grupos de Estudo da UBQ/MG;
    • Sócio-Diretor de Projetos da  QualyPro.
    • Atual colunista sobre MASP na Revista Banas Qualidade.




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