Treinamentos

Kaizen - Filosofia e Prática da Melhoria Contínua

Carga Horária: 16 horas

Apresentação

Existem muitos conceitos relacionados a gestão da qualidade. Cada um deles possui uma escola própria, derivada de traços culturais ou visão específica de um ou mais autores.

O Kaizen é um desses conceitos e vem ganhando espaço nos dias de hoje, devido ao movimento dos programas de manufatura enxuta ou lean manufacturing. Sua história remonta o desenvolvimento industrial do Japão pós-guerra e incorpora a filosofia de vida oriental ao defender a busca pela eliminação máxima das perdas em ambientes produtivos.

Aplicável em qualquer segmento produtivo, o kaizen não pode ser visto apenas como um conjunto de técnicas, mas uma filosofia de trabalho que precisa ser assimilada por todas as pessoas para seu próprio bem, da organização que trabalha e para o bem da própria sociedade.

Para propiciar o desenvolvimento humano e profissional para incorporação e aplicação da filosofia de kaizen, a Qualypro desenvolveu um programa abrangente e estruturado que inclui conceitos, métodos e ferramentas. Esse conjunto lógico é necessário para que as ações de melhoria tenham sentido e significado para indivíduos e organizações para que as habilidades sejam desenvolvidas para transformar ideias em conquistas concretas.

Aqui você aprenderá não apenas os conceitos e filosofias envolvidas, mas também como planejar e organizar eventos Kaizen, cujos resultados aparecem em apenas uma semana de trabalho dedicado.

Público Alvo

Profissionais de qualquer área ou nível que estejam dispostos a desenvolver atividades de melhoria.

Metodologia

Atividades lúdicas, reflexões e exercícios práticos visando o desenvolvimento de Conhecimentos, Habilidades e Atitudes – CHA - necessárias a compreensão e prática de atividades de Kaizen.

Veja o conteúdo programático deste treinamento

    I.Introdução

    1.1 – Atitudes e comportamentos humanos para a melhoria

    1.2 – Conceitos relacionados ao kaizen

    1.3 – Os conceitos de PDCA e SDCA

    1.4 – Papel da liderança: gemba e decorrências

    1.5 – Princípios e pressupostos do Kaizen

    1.6 – Estrutura conceitual da filosofia de Kaizen

     II. Métodos e ferramentas de Solução de Problemas

    2.1 – Tipos de atividades de Kaizen: do mais simples ao mais complexo

    2.2 – Relações de causa e efeito

    2.3 - Análise de causas básicas usando o 5 Porques

    2.4 – Ação corretiva e A3

    2.5 – Abordagem sistemática do Kaizen-Story (MASP)

    2.6 – 5S

     III. Implantação de eventos Kaizen

    3.1 – Tipos de eventos Kaizen: 5S e padronização do trabalho

    3.2 – Definições da liderança (visão e foco)

    3.3 – Criação da Comissão e Coordenação Kaizen

    3.4 – Treinamento de funcionários

    3.5 – Organização e condução dos eventos Kaizen

    3.6 – Acompanhamento das atividades

    IV.   Exercícios práticos

    4.1 – Exercícios de resolução de problema

Próxima Turma

Data:

10/10/2018 a 11/10/2018

Belo Horizonte/MG

Local:

Horário:

08h30 ás 17h30.

Investimento:

Depoimentos

Você já fez este treinamento?

Envie um depoimento!