Treinamentos

Gap Analysis - Aprenda a fazer um diagnóstico completo de competências

Carga Horária: 8 horas

Apresentação

Existem várias formas de implantar a gestão de competências. Cada abordagem possui vantagens e desvantagens e se ajusta melhor a uma situação específica na empresa. O Gap Analysis é a ferramenta de diagnóstico de competências mais flexível e completa, pois pode ser ajustada a diferentes contextos e categorias de competências, independente da família profissional e do contexto organizacional. Além disso, ela não deixa o RH na mão durante as auditorias da qualidade, pois atende a norma ISO 9001 e outras como ISO/TS16.949, ONA, etc.
As organizações estão sempre procurando identificar as ações de treinamento e desenvolvimento necessários para atingir os resultados desejados. Grande parte dos métodos de LNT são reativos e focados nos desejos das pessoas, não permitindo uma compreensão funcional ou estratégica das condições de cada ocupante. A conseqüência disso é um trabalho desalinhado e sem foco, o que não contribui para a empresa atingir seus resultados e nem para que o RH aumente seu prestígio organizacional.
Este evento apresenta o Gap Analysis de forma conceitual e prática, mostrando como um repertório de competências pode ser identificado e avaliado para cada função organizacional, respeitando particularidades e também competências comuns a um grupo.
Este evento já foi apresentado a mais de 1.000 profissionais da área de RH, T&D e Qualidade no Brasil e em Portugal. O tema foi também apresentado no XIIo Congresso Brasileiro da Qualidade e Produtividade além de ganhar o Prêmio “As Melhores Práticas em Gestão de Pessoas” da ABRH-MG – 2002.

Público Alvo

Gerentes e Analistas de RH e Treinamento, Coordenadores de Sistemas de Gestão da Qualidade, Consultores de RH e demais interessados na gestão de pessoas.

Metodologia

Aulas expositivas com utilização de recursos audiovisuais, estudos de casos e aplicações práticas.

Veja o conteúdo programático deste treinamento

    I.    Introdução
    1.    Abordagens de gestão de competências (GC)
    2.    Vantagens e desvantagens de cada abordagem
    3.    Por que a abordagem normativa é a mais adequada para a GC
    4.    Construção de um modelo de processo de gestão de competências (logic model)
    II.    Identificação de Competências
    1.    Categorias de competências
    •    CHA
    •    Específicas
    •    Futuras
    •    Transversais
    •    Conceituais
    •    etc
    2.    Modelos de Descrição de Cargos e Descrição de Funções
    III.    O GAP Analysis
    1.    Seleção de grupos profissionais alvo
    2.    Como distinguir necessidades de competências atuais e futuras
    3.    Montagem do instrumento
    4.    Avaliação e coleta de dados
    IV.    Mapas de competências
    1.    Análise horizontal e vertical
    2.    Gráfico radar
    3.    Análise de Pareto dos gaps de competência mais comuns
    4.    Análise de tempo de casa
    5.    Gráfico de CHAE
    6.    Matriz de endereçamento
    7.    Correlação entre competências e desempenho
    V.    Gestão de Competências
    1.    Indicadores de competência
    2.    Reavaliação da competência
    VI.    Casos práticos
    1.    V&M
    2.    BHTrans


    Facilitador: Claudemir Oribe



    Consultor em processos de RH e T&D; MBA Executivo – Fundação Dom Cabral; Mestre em Administração – Fundação Dom Cabral; Pós?graduado em Engenharia Econômica e Consultoria Organizacional; Especialização em Total Quality Management pela AOTS – Japão; Conferencista em Congressos de nacionais e regionais de TH, T&D e Qualidade por diversas ocasiões; Autor de artigos em revistas especializadas da área da Qualidade e RH; Criador do gap Analysis, ferramenta que foi aplicada para o levantamento de competências de quase 10 mil profissionais de diversos segmentos empresariais; como formador ministra cursos nas principais cidades brasileiras, como Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Vitória, Belo Horizonte, Campinas, Brasília, Salvador, Recife, Fortaleza, Blumenau, Londrina, Goiânia, dentre outras, tendo formado mais de 5 mil profissionais em mais de 400 eventos; sócio-Diretor de Projetos da  QualyPro.


Próxima Turma

Data:

12/09/2018

Belo Horizonte/MG

Local:

Horário:

8h30 às 17h30

Investimento:

Depoimentos

Você já fez este treinamento?

Envie um depoimento!