Treinamentos

Gestão de Almoxarifado - Controle, Manutenção e Operação

Carga Horária: 16 horas

Apresentação

Este curso tem como finalidade informar as novidades sobre gestão de almoxarifado no que se refere aos processos de recebimento, inspeção e endereçamento de materiais de estoque, localização,  armazenagem e organização, além das técnicas de estocagem envolvendo caixas, prateleiras, Racks, Empilhamento, matérias-primas, intermediária e de produtos acabados.

Público Alvo

Gerentes de almoxarifados, almoxarifes, programadores, analistas ou controladores de estoques, Supervisores, Administradores de Empresas, Auditores, Contadores, Economistas, Engenheiros, Vendedores, Compradores e profissionais ligados, direta ou indiretamente, à gestão de almoxarifado.

Metodologia

Aulas expositivas com utilização de recursos audiovisuais, estudos de casos e aplicações práticas.

Veja o conteúdo programático deste treinamento

    1. Localização de materiais: conceito, classificação e codificação, Inventário físico
    Impactos e benefícios da sua aplicação nas indústrias e prestadoras de serviços em micro, pequeno, médio e de grande porte, suas vantagens e a sua importância na formação do preço de venda do produto.

    2- Sistemas de estocagem de materiais: Sistema fixo e Sistema livre, conceitos, aplicações em função da densidade de fluxo de materiais, vantagens e desvantagens de cada sistema.

    3- Classificação e Codificação de materiais: sistema alfabético, alfanumérico e sistema decimal, Código de Barras EAN,- composição, vantagens e desvantagens- Exemplos práticos.

    4- Inventário: conceito, aplicação e operação: Conceito de Inventário; Inventários rotativo e geral; finalidades, convocação, cartão de inventário; Kardex manual ou eletrônico; contagem do estoque,  reconciliação e ajustes; atualização e registros de estoque.

    5- Embalagem: Objetivos, tipos de embalagens mais utilizadas, princípios de estocagem de materiais, equipamentos de movimentação de pequeno, médio e grande porte, tipos de embalagem: caixas de papelão, tambores, fardos e recipientes plásticos.

    6- Princípios de estocagem de materiais: Carga unitária, carga unitizada, Pallets de duas e quatro entradas, pallets de uma face, Pallets de duas faces, arranjos de carga e conservação;

    7- Técnicas de estocagem: caixas, prateleiras, Racks, Empilhamento, Estocagem de matéria-prima,  Estocagem Intermediária e Estocagem de produtos acabados.

    8-Tópicos de análise de almoxarifado: mercadorias, corredores, pilhas, portas, peso do piso, embarque, escritórios e outras instalações.

    9- Análise de sistemas de almoxarifado: Sistemas FIFO ou PEPS; LIFO ou UEPS – sua importância na redução de perdas e danos, importância da sua aplicação em almoxarifados.

    10- Equipamentos de movimentação: Empilhadeiras elétricas e manuais, palleteira hidráulica, empilhadeiras com contrapeso e a diesel,, pontes rolantes, pórticos, sistemas de transportadores contínuos, esteira transportadora, sistemas para áreas restritas, Tipos de pontes rolantes, Pórticos, stacker crane,

    11- Precauções para a utilização de empilhadeiras: Tipos de carga, peso da carga, ciclo de movimentação da carga, tipo de terreno a ser percorrido, percurso com rampas, passagens do percurso, largura dos corredores, dimensões da carga a ser transportada, altura de estocagem, características ambientais do depósito e empilhadeiras laterais.

    12- Cálculo do custo de armazenagem de um item de estoque – Estudo de Caso

Próxima Turma

Data:

16/08/2018 a 17/08/2018

Belo Horizonte/MG

Local:

Horário:

8h30 às 17h30

Investimento:

Depoimentos

Você já fez este treinamento?

Envie um depoimento!