Treinamentos
Mapeamento e Gerenciamento de Processos
Carga Horária: 16 horas
Apresentação
A GESTÃO DE PROCESSOS é um dos mais úteis e com maior possibilidade de melhoria operacional dentre os instrumentos disponíveis. Inicialmente como ferramenta de trabalho de consultores organizacionais, a Gestão de Processos adquiriu uma enorme aplicabilidade após sua inclusão dentre os requisitos da Norma ISO 9001:2000.
A GESTÃO DE PROCESSOS é um método para planejar atividades, recursos e indicadores através de um claro desenho do sequenciamento e interação ideal a partir dos resultados desejados de um processo qualquer. Todo o planejamento se corretamente feito, permite não só cumprir requisitos normativos ao gerenciamento de processos da ISO 9001:2000 e ISO/TS 16.949:2002 como também gerar resultados concretos para a organização.
Este curso irá mostrar como os gerentes, analistas e demais profissionais podem fazer isso: operacionalizar diretrizes estratégicas, cumprir requisitos normativos dos sistemas de gestão da qualidade e produzir resultados através de um processo de gestão integrado.
Público Alvo
Diretores, Gerentes e Dirigentes de empresas e outras organizações; Coordenadores de Sistemas de Gestão da Qualidade e demais interessados no desenvolvimento de processos empresariais e operacionais.Metodologia
Aulas expositivas com recursos audiovisuais, apresentação de exemplos e atividades em grupo.
Veja o conteúdo programático deste treinamento
1 – Visão das Organizações
1.1 – Evolução das Organizações
1.2 – As Organizações do Futuro
2 – Estruturas Organizacionais
2.1 – Estruturas Verticais (Visão Tradicional)
2.2 – Estruturas Horizontais (Visão Sistêmica)
2.3 – Estruturas Contemporâneas
2.3.1 – Estrutura com Base em Projeto
2.3.2 – Estrutura Matricial
3 – Abordagem de Processo
3.1 – Categorias de Processos
3.2 – Estrutura Organizacional por Processos
3.2.1 – Organização por Funções
3.2.2 – Organização por Processos
3.3 – Abordagem de Processo Segundo a Iso 9000:2000
3.3.1 – Modelo de um SGQ Baseado em Processo
4 – Gestão de Processos
4.1 – Mapa de Contexto
4.2 – Processos Críticos
4.3 – Mapeamento de Processo
4.3.1 – Tipos de Fluxograma
4.3.2 – Elaboração do Mapeamento do Processo
.. 1º Passo: Definir a Equipe de Mapeamento
.. 2º Passo: Entender o Processo
.. 3º Passo: Mapear o Processo
4.4 - Redesenho de Processos
4.4.1 – Estrutura para Redesenho do Processo
.. 1º Passo: Escolher o Processo
.. 2º Passo: Definir a Equipe de Redesenho
.. 3º Passo: Entender o Processo
.. 4º Passo: Mapear o Processo
.. 5º Passo: Redesenhar o Processo
.. 6º Passo: Testar o Processo Redesenhado
.. 7º Passo: Implementar o Processo
4.5 – Medição e Monitoramento
4.5.1 – Indicadores de Desempenho
4.5.2 – Medindo o Desempenho dos Processos
.. Indicadores Relacionados ao Cliente:
.. Indicadores de Saída do Processo:
5 – Apresentação e discussão de casos
6 - Exercícios práticos
Depoimentos
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