Treinamentos

As 7 Novas Ferramentas da Qualidade

Carga Horária: 8 horas

Apresentação

As exigências do mercado estão cada dia mais diversificadas e sofisticadas. Inovações tecnológicas caminham a passos largos e a competição é cada vez mais feroz. Para enfrentar essas ondas sucessivas de mudança, as empresas necessitam cada vez mais de pessoas dotadas de capacidade de resolver problemas.

Habilidade de resolver problemas não é uma característica nata num seleto grupo de pessoas. É o resultado acumulado de ações individuais, moldados e aprimorados através de anos de repetidas experiências e estudos.

O ambiente de trabalho continua recheado de problemas. O sucesso da gestão da qualidade está diretamente relacionado com a habilidade de resolvê-los no menor prazo e ao menor custo. Problemas podem ser resolvidos através de uma abordagem científica criada e desenvolvida através de prática, estando portanto, disponível a qualquer pessoa disposta a aprender.

Ações corretivas e preventivas são oportunidades de estudo e desenvolvimento que não devem ser desprezadas, sobretudo nos dias atuais em que, indisponibilidade de tempo contrasta com a necessidade de aperfeiçoamento profissional contínuo.

As ferramentas da qualidade são instrumentos fundamentais para desenvolver o raciocínio lógico e a tomada de decisões objetivas, permitindo que suas idéias sejam mais bem ordenadas e compreendidas pelos pares e superiores. As Sete Novas Ferramentas especificamente, foram selecionadas para servir de recurso mais sofisticado para contribuir para o desenvolvimento das pessoas e a solução de problemas de média e alta complexidade.

Público Alvo

Diretores, Gerentes, Coordenadores, Supervisores, Profissionais ligados a sistemas de gestão da qualidade, auditores, analistas da qualidade.

Metodologia

Aulas expositivas com recursos audiovisuais, apresentação de exemplos e atividades em grupo para estudo de caso.
Veja o conteúdo programático deste treinamento
    Módulo I - Requisitos e problemas comuns na ação corretiva
    1. Definições gerais
    2. Uso de metodologias e ferramentas de solução de problemas
    3. Ciclo PDCA
    Módulo II – Metodologia de Análise e Solução de Problemas
    1. O desdobramento do ciclo PDCA
    2. Etapas e passos do MASP
    3. Distinção de método e ferramenta
    4. Ferramentas normalmente utilizadas em cada etapa
    Módulo III – As Novas 7 Ferramentas do CQ
    1. Diagrama de Afinidade
    2. Diagrama de Relações
    3. Diagrama Sistemático
    4. Diagrama Matricial
    5. Diagrama de Seta
    6. Cartas de Programa de Decisão de Processos - PDPC
    7. Análise de Dados Matriciais
    8. Exercícios práticos

    Obs.: Para cada ferramenta serão feitos: uma apresentação, uma explicação, um exemplo, um exercício e recomendações de uso

Depoimentos

Você já fez este treinamento?

Envie um depoimento!