Treinamentos
As 7 Novas Ferramentas da Qualidade
Carga Horária: 8 horas
Apresentação
As exigências do mercado estão cada dia mais diversificadas e sofisticadas. Inovações tecnológicas caminham a passos largos e a competição é cada vez mais feroz. Para enfrentar essas ondas sucessivas de mudança, as empresas necessitam cada vez mais de pessoas dotadas de capacidade de resolver problemas.
Habilidade de resolver problemas não é uma característica nata num seleto grupo de pessoas. É o resultado acumulado de ações individuais, moldados e aprimorados através de anos de repetidas experiências e estudos.
O ambiente de trabalho continua recheado de problemas. O sucesso da gestão da qualidade está diretamente relacionado com a habilidade de resolvê-los no menor prazo e ao menor custo. Problemas podem ser resolvidos através de uma abordagem científica criada e desenvolvida através de prática, estando portanto, disponível a qualquer pessoa disposta a aprender.
Ações corretivas e preventivas são oportunidades de estudo e desenvolvimento que não devem ser desprezadas, sobretudo nos dias atuais em que, indisponibilidade de tempo contrasta com a necessidade de aperfeiçoamento profissional contínuo.
As ferramentas da qualidade são instrumentos fundamentais para desenvolver o raciocínio lógico e a tomada de decisões objetivas, permitindo que suas idéias sejam mais bem ordenadas e compreendidas pelos pares e superiores. As Sete Novas Ferramentas especificamente, foram selecionadas para servir de recurso mais sofisticado para contribuir para o desenvolvimento das pessoas e a solução de problemas de média e alta complexidade.
Público Alvo
Diretores, Gerentes, Coordenadores, Supervisores, Profissionais ligados a sistemas de gestão da qualidade, auditores, analistas da qualidade.Metodologia
Aulas expositivas com recursos audiovisuais, apresentação de exemplos e atividades em grupo para estudo de caso.
Veja o conteúdo programático deste treinamento
Módulo I - Requisitos e problemas comuns na ação corretiva
1. Definições gerais
2. Uso de metodologias e ferramentas de solução de problemas
3. Ciclo PDCA
Módulo II – Metodologia de Análise e Solução de Problemas
1. O desdobramento do ciclo PDCA
2. Etapas e passos do MASP
3. Distinção de método e ferramenta
4. Ferramentas normalmente utilizadas em cada etapa
Módulo III – As Novas 7 Ferramentas do CQ
1. Diagrama de Afinidade
2. Diagrama de Relações
3. Diagrama Sistemático
4. Diagrama Matricial
5. Diagrama de Seta
6. Cartas de Programa de Decisão de Processos - PDPC
7. Análise de Dados Matriciais
8. Exercícios práticos
Obs.: Para cada ferramenta serão feitos: uma apresentação, uma explicação, um exemplo, um exercício e recomendações de uso
Depoimentos
Você já fez este treinamento?
Envie um depoimento!