Treinamentos

Avaliação de Eficácia em 4 Níveis

Carga Horária: 8 horas

Apresentação

No mundo corporativo, tanto o público quanto o privado, se insere progressivamente o paradigma do resultado. Assim, as organizações estão buscando demonstrar resultados concretos em termos de desempenho em seus indicadores de gestão. Tais premissas também chegaram ao RH, que precisa apresentar o retorno dos investimentos em treinamento e desenvolvimento de pessoas. Para isso, alguns processos e atividades de avaliação são realizados no sentido de fazer tais resultados emergirem.

No entanto, problemas nessa atividade são ainda bastante comuns e, portanto facilmente observáveis. Esses problemas, ou apenas parte deles, acontecem em maior ou menor grau nas organizações brasileiras. No ambiente organizacional atual não existe espaço para enganos, o que aumenta a responsabilidade do analista de treinamento e deixa ainda mais exposto o mal resultado.

E para ampliar as chances de sucesso de seu programa de treinamento a QualyPro desenvolveu um programa especificamente para analistas de RH e T&D contendo as melhores práticas de avaliação de eficácia de treinamento.

O programa compõe-se de técnicas consagradas, bem explicadas em rico material didático, incluindo formulários, gráficos e tabelas. O conteúdo é parte da metodologia de Gestão da Competência, premiada pela ABRH-MG com o prêmio “As Melhores Práticas de Gestão de Pessoas” em 2002 e apresentada no XXVI Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento.

Público Alvo

Gerentes e Analistas de RH, de T&D e de Desenvolvimento de Pessoas e dirigentes empresariais e institucionais, de empresas públicas e privadas, que estejam interessados no aprendizado organizacional e desenvolvimento de pessoas.

Metodologia

Apresentação conceitual, apresentação de casos e exemplos reais, exercícios práticos utilizando os métodos e ferramentas em situações simuladas e reais baseadas na vivência dos participantes.

Veja o conteúdo programático deste treinamento

    1-   Introdução e conceitos

    1.1- T&D Tradicional versus T&D para resultados

    1.2- Conceitos e Definições

    1.3- Problemas comuns na avaliação do treinamento

    1.4 - Relação entre o levantamento de necessidades e a avaliação de treinamento

    2- Avaliação dos Resultados do Treinamento

    2.1 - Os modelos de avaliação existentes

    2.2- Avaliação da eficácia em 4 Níveis

    2.3- Reação (1o nível): percepção do treinando

    2.4- Aprendizagem (2o nível): percepção do facilitador

    2.5- Comportamento (3o nível): aplicação

    2.6- Resultados (4o nível): tangíveis e intangíveis

    2.7- Avaliação da eficácia em outros níveis (5o e 6o nível)

    2.8- Como isolar os efeitos do treinamento

    2.9- Diferenças na aplicação em empresas públicas e privadas

    2.10- Apresentação de exemplos de empresas privadas e públicas (tribunais)

    3- Ferramentas de Avaliação

    3.1- Como escolher o melhor método de avaliação usando uma tipologia de treinamentos

    3.2- Formulários e instrumentos: LNT, Especificação e AET

    3.3- Gráficos de acompanhamento da competência

    4- Decisões sobre Eficácia e Ineficácia

    5- Atividades Práticas

Depoimentos

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