Treinamentos
Avaliação de Eficácia em 4 Níveis
Carga Horária: 8 horas
Apresentação
No mundo corporativo, tanto o público quanto o privado, se insere
progressivamente o paradigma do resultado. Assim, as
organizações estão
buscando demonstrar resultados concretos
em termos de desempenho em seus indicadores de gestão. Tais premissas também
chegaram ao RH, que precisa apresentar o retorno dos investimentos em
treinamento e desenvolvimento de pessoas. Para isso, alguns processos e
atividades de avaliação são realizados no sentido de fazer tais resultados
emergirem.
No entanto, problemas nessa atividade são ainda
bastante comuns e, portanto facilmente observáveis. Esses problemas, ou apenas
parte deles, acontecem em maior ou menor grau nas organizações brasileiras. No
ambiente organizacional atual não existe espaço para enganos, o que aumenta a
responsabilidade do analista de treinamento e deixa ainda mais exposto o mal
resultado.
E para ampliar as chances de sucesso de seu programa de
O
programa compõe-se de técnicas consagradas, bem explicadas em rico material
didático, incluindo formulários, gráficos e tabelas. O conteúdo é parte da
metodologia de Gestão da Competência, premiada pela ABRH-MG com o prêmio “As
Melhores Práticas de Gestão de Pessoas” em 2002 e apresentada no XXVI Congresso
Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento.
Público Alvo
Gerentes e Analistas de RH, de T&D e de Desenvolvimento de Pessoas e dirigentes empresariais e institucionais, de empresas públicas e privadas, que estejam interessados no aprendizado organizacional e desenvolvimento de pessoas.
Metodologia
Apresentação conceitual,
apresentação de casos e exemplos reais, exercícios práticos utilizando os
métodos e ferramentas em situações simuladas e reais baseadas na vivência dos
participantes.
1- Introdução
e conceitos
1.1- T&D Tradicional versus T&D para resultados
1.2- Conceitos e Definições
1.3- Problemas comuns na avaliação do
treinamento
1.4 - Relação entre o levantamento de
necessidades e a avaliação de treinamento
2-
Avaliação dos Resultados do Treinamento
2.1 - Os modelos de avaliação existentes
2.2- Avaliação da eficácia em 4 Níveis
2.3- Reação (1o nível):
percepção do treinando
2.4- Aprendizagem (2o
nível): percepção do facilitador
2.5- Comportamento (3o
nível): aplicação
2.6- Resultados (4o nível):
tangíveis e intangíveis
2.7- Avaliação da eficácia em outros
níveis (5o e 6o nível)
2.8- Como isolar os efeitos do
treinamento
2.9- Diferenças na aplicação em
empresas públicas e privadas
2.10- Apresentação de exemplos de
empresas privadas e públicas (tribunais)
3-
Ferramentas de Avaliação
3.1- Como escolher o melhor método de
avaliação usando uma tipologia de treinamentos
3.2- Formulários e instrumentos: LNT,
Especificação e AET
3.3- Gráficos de acompanhamento da
competência
4-
Decisões sobre Eficácia e Ineficácia
5- Atividades Práticas
Depoimentos
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