Treinamentos

Gestão para Resultados

Carga Horária: 16 horas

Apresentação

O resultado é a principal referência para todos os processos de gestão, vinculando o desempenho dos dirigentes ao resultado obtido. A Gestão para Resultados é um processo que visa levar a organização a priorizar o resultado em todas as suas ações, levantando à otimização do desempenho organizacional.

O resultado pode ser obtido por meio de melhorias incrementais ou melhoria inovadora e radical, envolvendo cada qual, em técnicas e dinâmicas diferentes para ser planejada e alcançada.

A Gestão de Resultados tem raízes no Gerenciamento da Rotina, que faz parte do arcabouço metodológico da gestão da qualidade total, com raízes nos EUA e no Japão e que tem fundamentos no ciclo PDCA e SDCA.

Público Alvo

Pessoas de nível gerencial e técnico, com formação superior ou acima, ocupando cargos-chave e que estejam interessadas e dispostas a desenvolver melhorias e solucionar problemas de qualidade de produtos, serviços ou processos operacionais.

Metodologia

Discussão dos conceitos envolvidos, exemplificação e prática de melhoria em processos simulados para orientar as iniciativas de equipes de melhoria.

Veja o conteúdo programático deste treinamento

    I.             Fatores críticos da gestão

    1.1  – Contexto organizacional

    1.2  - Liderança (agenda do líder);

    1.3  – Definição de gestão para resultados

    1.4  - Pressupostos da Gestão por Resultados

    1.5  - Pressupostos da Gestão por Resultados

    1.6  - Metodologias da Gestão por Resultados

    1.7  - Indicadores

    1.8  – Conhecimento na gestão;

    1.9  – Conceito de problema e abordagens resolutivas

    1.10    - Métodos de solução de problemas

    1.11    - O Ciclo PDCA e o SDCA


     

    II. Gestão para alcançar metas (melhoria dos resultados)

    2.1 – Método PDCA/MASP (análise – plano – execução – verificação);

    2.2 – Preparação das táticas do gerenciamento;

    2.3 - Como gerenciar para melhorar (PDCA) resultados;

    III. Gestão para gerenciar o processo (estabilidade)

    3.1 – Processo;

    3.2 - Definição dos itens de gerenciamento;

    3.3 - Padrões (elaboração, exceção, treinamento e avaliação);

    3.4 - Tratamento de anomalias;

    3.5 - Como gerenciar para manter (SDCA) resultados;

     

    IV. Gestão para gerenciar o processo (estabilidade)

    4.1 - Gestão da inovação;

    4.2 - Gestão das equipes para solução de problemas;

    4.3 - Gestão do ambiente;

    4.4 - Soluções para focos específicos.

     

    V. Ferramentas da Qualidade

    ·         Brainstorming

    ·         Carta de Tendência

    ·         5 porquês

    ·         Diagrama de Causa e Efeito

    ·         Diagrama de Árvore

    ·         Estratificação

    ·         Folha de Verificação

    ·         Diagrama de Pareto

    ·         Fluxograma

    ·         Histograma

    ·         Carta de Controle e Capabilidade de processo

    ·         Diagrama de Dispersão e Coeficiente de correlação

    ·         Matriz de Decisão REI

    ·         5W2H

    VI. Exercícios práticos

Depoimentos

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