Treinamentos
Gestão para Resultados
Carga Horária: 16 horas
Apresentação
O
resultado é a principal referência para todos os processos de gestão,
vinculando o desempenho dos dirigentes ao resultado obtido. A Gestão para
Resultados é um processo que visa levar a organização a priorizar o resultado
em todas as suas ações, levantando à otimização do desempenho organizacional.
O
resultado pode ser obtido por meio de melhorias incrementais ou melhoria
inovadora e radical, envolvendo cada qual, em técnicas e dinâmicas diferentes
para ser planejada e alcançada.
A
Gestão de Resultados tem raízes no Gerenciamento da Rotina, que faz parte do
arcabouço metodológico da gestão da qualidade total, com raízes nos EUA e no
Japão e que tem fundamentos no ciclo PDCA e SDCA.
Público Alvo
Pessoas
de nível gerencial e técnico, com formação superior ou acima, ocupando cargos-chave
e que estejam interessadas e dispostas a desenvolver melhorias e solucionar
problemas de qualidade de produtos, serviços ou processos operacionais.
Metodologia
Discussão dos conceitos envolvidos, exemplificação e
prática de melhoria em processos simulados para orientar as iniciativas de
equipes de melhoria.
I.
Fatores
críticos da gestão
1.1 – Contexto
organizacional
1.2 - Liderança
(agenda do líder);
1.3 –
Definição de gestão para resultados
1.4 - Pressupostos
da Gestão por Resultados
1.5 - Pressupostos
da Gestão por Resultados
1.6 - Metodologias
da Gestão por Resultados
1.7 - Indicadores
1.8 – Conhecimento
na gestão;
1.9 –
Conceito de problema e abordagens resolutivas
1.10 - Métodos
de solução de problemas
1.11 - O
Ciclo PDCA e o SDCA
II. Gestão para alcançar metas
(melhoria dos resultados)
2.1
– Método PDCA/MASP (análise – plano – execução – verificação);
2.2
– Preparação das táticas do gerenciamento;
2.3
- Como gerenciar para melhorar (PDCA) resultados;
III. Gestão para gerenciar o processo
(estabilidade)
3.1
– Processo;
3.2
- Definição dos itens de gerenciamento;
3.3
- Padrões (elaboração, exceção, treinamento e avaliação);
3.4
- Tratamento de anomalias;
3.5
- Como gerenciar para manter (SDCA) resultados;
IV. Gestão para gerenciar o processo
(estabilidade)
4.1
- Gestão da inovação;
4.2
- Gestão das equipes para solução de problemas;
4.3
- Gestão do ambiente;
4.4
- Soluções para focos específicos.
V. Ferramentas da Qualidade
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Brainstorming
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Carta de Tendência
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5 porquês
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Diagrama de Causa e Efeito
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Diagrama de Árvore
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Estratificação
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Folha de Verificação
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Diagrama de Pareto
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Fluxograma
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Histograma
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Carta de Controle e Capabilidade de
processo
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Diagrama de Dispersão e Coeficiente de
correlação
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Matriz de Decisão REI
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5W2H
VI. Exercícios práticos
Depoimentos
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