Treinamentos

Indicadores de RH | em João Pessoa

Carga Horária: 16 horas

Apresentação

Gerenciar recursos humanos é uma atividade que exige conhecimento. O conhecimento se dá a partir de análises e conclusões confiáveis para suportar o processo de tomada de decisão. Para que funcione de forma adequada, um sistema de medição e controle de desempenho deve ser construído de forma alinhada aos objetivos, à estratégia e consistente entre si. É fundamental que as empresas entendam claramente as variáveis do desempenho e que coordene esforços para que elas sejam controladas para a obtenção de resultados. Sem isso, a liderança pode ser perder entre tantos estímulos externos e internos que confundem a gestão. Como existem muitos tipos de organizações e muitos contextos diferentes, o RH poderá, a partir deste treinamento, definir o sistema de medição mais adequado ao seu negócio e ao momento organizacional e competitivo.

Por que participar deste evento

  • Instrumentos e formulários de fácil adaptação
  • Material rico, prático e bem elaborado
  • Apoio no desenho do sistema de medição de sua empresa, já em sala de aula
  • Possibilidade de implantação imediata dos indicadores


Público Alvo

Gerentes e Analistas de RH e de T&D; Lideranças empresariais, consultores e demais interessados na gestão de recursos humanos.

Metodologia

Apresentação teórica, apresentação de situações reais, exercícios práticos utilizando os métodos e ferramentas apresentadas além das experiências dos participantes.
Veja o conteúdo programático deste treinamento

    I. Por que medir o desempenho do RH

    • Contexto do RH e do ambiente competitivo
    • Modelos para a construção de um sistema de indicadores
      • Por subsistema
      • 5 dimensões da gestão (quantidade, qualidade, prazo, custo, satisfação)
      • Estratégicos
      • Pontuais

    II. Tipos de indicadores

      • Demográficos
      • Recrutamento e Seleção
      • Treinamento e Desenvolvimento
      • Remuneração e benefícios
      • Efetividade do RH (clima, rotatividade, absenteísmo, retenção, etc)
      • Qualidade de vida
      • Organizacionais (custos, força de trabalho, etc)
      • Intangíveis (comportamentais)
      • Estratégicos
      • Pontuais/ad hoc
    • Elementos básicos de um indicador

    III. Indicadores de projetos ad hoc

    • Projetos estratégicos de longo prazo
    • Projetos de melhoria de curto prazo

    IV. Desdobramento estratégico e BSC

      • Critérios para escolha de um conjunto de indicadores
      • Definição de outcomes e drivers
      • Relações de causa e efeito do sistema de medição
      • Fatores críticos de sucesso
      • Definição do plano de controle
      • Correlação entre indicadores internos e externos

    V. Dificuldades da implementação de um sistema de medição

    VI. Atividades práticas

Depoimentos

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