Treinamentos
Capacitação em T&D - 3 em 1
Carga Horária: 16 horas
Apresentação
O programa deste treinamento é composto por técnicas fundamentadas, consistentes e consagradas, bem explicadas em rico material didático, incluindo formulários impressos e eletrônicos e matrizes. O conteúdo é parte da metodologia de Gestão da Competência, premiada pela ABRH-MG com o prêmio “As Melhores Práticas de Gestão de Pessoas” em 2002 e apresentada no 30º Congresso Nacional de Recursos Humanos – CONARH em 2004.
Venha refletir sobre o seu papel de condutor de mudanças; compreenda e amplie sua visão estratégica e desenvolva as competências necessárias para enfrentar os novos desafios exigidos pelo mercado.
Público Alvo
Metodologia
A metodologia é predominantemente prática, centrada nos principais interesses das organizações e dos participantes; serão utilizados recursos diversos como bibliografia, pesquisas acadêmicas interpretadas, exercícios, estudos de caso, debates orientados, estudos de caso e discussão de instrumentos. Ao final cada participante receberá os modelos de formulários e textos utilizados ou discutidos no evento.1. O Contexto e novos paradigmas
1.1. Contexto organizacional
1.2. A importância do treinamento na competitividade
1.3. Conceito de treinamento
1.4. Novos paradigmas
1.5. Andragogia
1.6. Educação e Universidade Corporativa
1.7. Papéis e responsabilidades para o sucesso
1.8. A influência do contexto
2. Etapas do treinamento
2.1. A ISO 10.015 – diretrizes para o treinamento
2.2. Levantamento de Necessidades
2.3. Planejamento de Programas
2.4. Execução de Programas
2.5. Avaliação dos Programas
2.6. Monitoramento
3. Tipos de Treinamento
3.1. Técnico - Sistema Cognitivo
3.2. Habilidades – Sistema psicomotor
3.3. Vivencial / Comportamental – Sistema Emocional
4. Análise de demanda
4.1. De LNT para ANT
4.2. Instrumentos para a ANT
5. Execução do Treinamento
5.1. Recursos didáticos
5.2. Apostilas
5.3. Contatos entre partes envolvidas
6. Utilização de jogos e dinâmicas de grupo
6.1. Ciclo de Aprendizagem Vivencial - CAV
7. Avaliação da eficácia
7.1. Reação
7.2. Aprendizado
7.3. Comportamento
7.4. Resultados
7.5 ROI
8. Administração do Treinamento
8.1. Cronograma básico
8.2. Controles para a gestão da atividade
8.3. Indicadores
Facilitador: Claudemir Oribe
· Vencedor do Prêmio “As Melhores Práticas em
Gestão de Pessoas” da ABRH-MG (2002);
· Conferencista por cinco ocasiões no Congresso Brasileiro de Qualidade e Produtividade,
incluindo o tema de Gestão
de Competências e Avaliação de Treinamentos;
· Conferencista no Congresso Brasileiro de
T&D (2011);
· Coordenador do curso de Pós-Graduação em
Gestão de T&D da PUC-Minas (2012);
· Mestre em Administração e MBA Executivo
pela Fundação Dom Cabral;
· Curso Quality Management pela AOTS/ Japão;
· Pioneiro na aplicação da Norma ISO 10.015 –
diretrizes para treinamento, no Brasil;
· Especialização em Consultoria
Organizacional pelo SEBRAE;
· Autor de diversos artigos publicados sobre gestão da qualidade e do treinamento;
· Especialista em Gestão de Competências, Gestão de T&D, métodos e técnicas de LNT e
Avaliação de treinamento;
· Criador da tipologia de treinamentos na
perspectiva organizacional;
· Sócio e Diretor de Projetos da QualyPro;