Treinamentos
Formação de Instrutores e Multiplicadores de Treinamentos
Carga Horária: 16 horas
Apresentação
As empresas, cada vez mais, necessitam contar com multiplicadores de conhecimento e tecnologias e se fazem representar através do relato de seus colaboradores em eventos empresariais. Falar em público é uma situação desconfortável para a maioria das pessoas. Neste programa, pretendemos minimizar os efeitos ansiogênicos das apresentações e ensinar técnicas simples que facilitam e aprimoram a performance de instrutores e apresentadores. A proposta é levar o participante a aprender/fazendo, rompendo com bloqueios e possíveis falhas. Quem participa, muda e jamais esquece deste programa.
Público Alvo
Metodologia
Simulações, Jogos, Vivências e Exposição dialogada.
Módulo I – Introdução e Conceitos
· O treinamento e suas finalidades básicas
· Conceito de Andragogia: princípios do aprendizado de adultos
· Desenvolvendo as competências dos profissionais: conhecimento, habilidades e atitudes
Módulo II – Simulando apresentações
· Apresentações individuais
· Análise e feedback
Módulo III- O instrutor: desenvolvendo a arte de falar em público
· O preparo do apresentador e da apresentação
· Expressão corporal: movimento e gesticulação
· Movimentação diante do público
· Contato visual e técnicas para ativação da atenção do público
· O uso da linguagem: vícios, fluência, pausas e objetividade
· O uso de perguntas como estratégia educacional
· Problemas mais comuns e como evitá-los
Módulo IV-O uso de recursos instrucionais
· O recurso instrucional como material de apoio ao instrutor
· Recursos visuais e audiovisuais: como utilizá-los
· Materiais básicos e recursos tecnológicos: quando e como empregá-los
· Exercícios: melhorando a retenção de conhecimentos
· Criatividade aplicada: como agir em situações inesperadas
Módulo V – Planejamento e projeto de T & D
· Compreendendo a necessidade
· Elaboração do programa
· Cuidados na distribuição da carga horária
· Elaboração de material didático
· Planejamento da avaliação
Módulo VI – Avaliação do aprendizado
· Avaliação durante o treinamento – sua utilidade para melhoria do processo
· Avaliação de reação – o impacto imediato
· Avaliação de competências: conhecimentos, habilidades e atitudes
· Acompanhamento pós-treinamento
Módulo VII – Prática final
· Aplicação dos conhecimentos adquiridos
· Avanços na performance individual
Depoimentos
Darleny Fernandes Vieira
Arcelor Mittal
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