Treinamentos

Gestão de Custos e Formação de Preços

Carga Horária: 16 horas

Apresentação

Este curso leva os participantes a conhecerem as principais ferramentas de apoio à gestão de empresas de todos os portes. Focado na geração de resultados atua sobre a elaboração, características, análises e técnicas de projeções de custos e preços. A gestão de custos direciona para uma tomada decisão mais assertiva, destacando os aspectos relativos à identificação correta de preços por produto, canal, mercado ou cliente que possibilitará um direcionamento dos esforços para os produtos de maior rentabilidade. 
Enfatiza de forma simples o processo de formação de preços, com uma visão ampla de abordagem multidisciplinar que associa a contabilidade, marketing, finanças e estratégias. Buscando a gestão mais eficiente através do uso de metodologia que sustentam a fase de planejamento e controle. Levando as empresas e profissionais a resultados melhores.

Público Alvo

Administradores, Contadores, Analistas Financeiros, Analistas Contábeis, Analistas de Orçamento e Custos, empresários, gestores de Marketing, estudantes de administração, economia, contabilidade, engenharia, marketing e interessados na boa gestão de custos e preços.

Metodologia

Desenvolvimento de pesquisas, exercícios e estudos de casos sobre os assuntos da disciplina. O conteúdo ensinado será utilizado para trabalho interdisciplinar onde os alunos desenvolvem os conteúdos da disciplina.
Veja o conteúdo programático deste treinamento
    1 - Introdução
    1.1 - Introdução à gestão de custos;
    1.2 – Conceitos de custos, despesas, investimentos, perdas, preço e lucro;
    1.3 – Custos diretos, indiretos, fixos ou variáveis.
    2 – Principais elementos dos custos
    2.1 – Materiais Direto, avaliação, controle e programação;
    2.2 – Mão-de-obra direta,encargos trabalhistas, ociosidade e alocação; 
    2.3 - Custos Indiretos de Fabricação, composição e apropriação nos produtos.
    3 – Métodos de Custeio
    3.1 – Custeio por departamento;
    3.2 – Custeio por processos;
    3.3 – Custeio por ordem de produção;
    3.4 – Custeio baseado em atividades ABC;
    3.5 – Calculo de taxa horária.
    4 – Custeio para tomada de decisão
    4.1 – Analise de custo volume e lucros;
    4.2 – Margem de contribuição;
    4.3 – Ponto de equilíbrio contábil, econômico e financeiro;
    4.4 – Teoria das Restrições.
    5 – Os tributos sobre custos e preços
    5.1 – Impostos Federais, Estaduais e Municipais;
    5.2 – Lucro real, presumido e simples;
    5.3 – Substituição Tributária.
    6 – Formação de preços: aspectos quantitativos e qualitativos
    6.1 – Preços com base nos custos;
    6.2 – Preço com base na taxa de retorno;
    6.3 – Preços baseado na concorrência;
    6.4 – Preço e demanda;
    6.5 – Aplicação de Mark-ups;
    6.6 – Valor em marketing;
    6.7 – Aspectos do micro e macro ambiente;
    6.8 – Ciclo de vida do produto.
    7 – Preços de transferência
    7.1 – Quando e como aplicar regras de preços de transferência.
    8 – Programas de redução de custos
    8.1 – Noções de como trabalhar redução de custos nas empresas.
    9 – Importância da inovação
    9.1 – O que são os processos de inovação;
    9.2 – Como originar inovações na gestão de custos.
    10 - Exercícios Práticos

Depoimentos

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