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APQP 2ª edição - Planejamento Avançado da Qualidade do Produto

Carga Horária: 12 horas

Apresentação

O Planejamento da Qualidade do Produto é um método estruturado para definir e estabelecer os passos necessários para assegurar que um produto satisfaça o cliente. A meta do Planejamento da Qualidade do Produto é facilitar a comunicação entre todos os envolvidos em assegurar que todos os passos foram completados dentro do prazo. A efetividade do Planejamento da Qualidade do Produto depende do compromisso da alta gerência da empresa com os esforços requeridos para se atingir a satisfação do cliente.

Público Alvo

Engenheiros e Técnicos de Produto e Processo, Qualidade, Logística, Comercial e Supervisores de Produção.

Metodologia

Aulas expositivas com recursos audiovisuais, discussão em grupo e estudo de caso e avaliação final.
Veja o conteúdo programático deste treinamento
    1- Introdução
    2 - O Gerenciamento de Um Projeto
    2.1 - Equipe          
    2.2 - Comunicação              
    2.3 - Desenvolvimento Simultâneo    
    2.4 - Matriz de Responsabilidade do Planejamento da Qualidade do Produto              
    3 - Fundamentos do Planejamento da Qualidade do Produto
    3.1 - Organize a Equipe      
    3.2 - Definir a abrangência 
    3.3 - Equipe a Equipe          
    3.4 - Treinamento
    3.5 - Envolvimento do cliente e fornecedor      
    3.6 - Cronograma de Planejamento da Qualidade do Produto
    4 - Planejar e Definir o Programa       
    4.1 - Voz do Cliente             
    4.2 - Plano de negócios / estratégias de “Marketing”
    4.3 - Dados de “Benchmark” do produto e processo
    4.4 - Premissas do produto/processo
    4.5 - Estudos sobre a confiabilidade do produto              
    4.6 - “Inputs” do cliente      
    4.7 - Objetivo de projeto     
    4.8 - Metas de confiabilidade e de qualidade    
    4.9 - Lista preliminar de materiais     
    4.10 - Fluxograma preliminar do processo       
    4.11 - Lista preliminar de características especiais de produto e processo
    4.12 - Planos de Garantia do produto
    4.13 - Suporte da Gerência
    5 - Projeto e desenvolvimento de produto        
    5.1 - Análise de modo e efeito de falha de projeto (DFMEA)
    5.2 - Projeto para manufaturabilidade e montagem         
    5.3 - Verificação do projeto
    5.4 - Análise crítica de projeto          
    5.5 - Construção de Protótipo – Plano de Controle
    5.6 - Desenhos de Engenharia           
    5.7 - Especificações da engenharia   
    5.8 - Especificação de material         
    5.9 - Alterações de Desenhos e especificações              
    5.10 - Requisitos para novos equipamentos, ferramental e instalações
    5.11 - Características especiais do produto e do processo           
    5.12 - Requisitos para meios de medição / equipamentos de teste.             
    5.13 - Comprometimento de viabilidade da equipe e suporte da gerência    
    6 - Projeto e desenvolvimento do processo       
    6.2 - Padrões de embalagem              
    6.3 - Análise crítica do sistema da qualidade do produto/processo
    6.4 - Fluxograma do processo            
    6.5 - “LAYOUT” das instalações       
    6.6 - Matriz de características           
    6.7 - Análise de modo e efeitos de falha do processo (PFMEA)
    6.8 - Plano de controle de pré-lançamento       
    6.9 - Instruções do processo             
    6.10 - Plano de análise dos sistemas de medição           
    6.11 - Plano de estudo preliminar da capabilidade do processo
    6.12 - Especificações de embalagem
    6.13 - Suporte da Gerência
    7 - Validação do produto e do processo              
    7.1 - Corrida-piloto de produção        
    7.2 - Avaliação de sistemas de medição          
    7.3 - Estudo preliminar da capabilidade do processo      
    7.4 - Aprovação de peça de produção               
    7.5 - Testes de validação da produção             
    7.6 - Avaliação de embalagem           
    7.7 - Plano de controle da produção  
    7.8 - Aprovação do planejamento da qualidade e suporte da gerência          
    8 - Retro-alimentação, Avaliação e Ação Corretiva
    8.1 - Variação reduzida       
    8.2 - Satisfação do Cliente 
    8.3 - Entrega e assistência técnica   
    9 – Avaliação

Depoimentos

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