Artigos

COMO ESCOLHER O MELHOR MÉTODO DE AVALIAÇÃO PARA CADA TIPO DE TREINAMENTO

ORIBE, Claudemir Y. Tipologia de Treinamentos na Perspectiva Organizacional: uma solução simples, prática e fundamentada para definir o perfil do investimento e escolher o melhor método de avaliação de eficácia em treinamento. In: Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento, 2011. Santos, Anais. São Paulo: ABTD, 2011.

25/07/2016

Resumo

Este artigo propõe uma forma de classificar treinamentos numa ótica não do RH, mas da organização. Isso significa que se os treinamentos forem classificados dentro de critérios gerenciais a empresa compreenderá melhor porquê investe em treinamento, propiciando movimentações estratégicas na gestão do orçamento, segundo o momento organizacional ou competitivo.

Nesse modelo, os treinamentos são de cinco tipos: melhorar resultados da organização, atender requisitos de capacitação, desenvolver comportamentos e atitudes, atualizar conhecimentos e satisfazer preferências das partes interessadas.

Trata-se de uma heurística que, se bem adaptada e aplicada em qualquer organização, permite não apenas usufruir de toda a metodologia de avaliação, tornando o processo mais rico e sofisticado, mas também poupar tempo na escolha do melhor método para cada caso.

Essa tipologia vem sendo desenvolvida, difundida e aplicada desde 2001 em diversas organizações brasileiras e em diferentes contextos, incluindo em certificações de sistemas da Qualidade.

Palavras Chave

Avaliação de treinamento, eficácia, tipologia, taxonomia, resultados em treinamento.

Baixe o artigo completo em PDF.


Faça o download deste artigo (PDF)

Somente clientes logados podem enviar comentários.

Comentários

Últimos Artigos

Pensar dói?

04/01/2019

Algumas pessoas tendem a evitar problemas que aparentam ser de difícil solução. No entanto, começar um trabalho pode ser mais difícil do que o trabalho em si.

Reuniões: ruim sem elas, melhor com elas

04/12/2018

A resolução de um problema complexo é, antes de tudo, um processo social, cuja dinâmica pode influenciar o resultado.

O todo e a soma das partes

08/11/2018

Reuniões podem ser altamente produtivas ou improdutivas, mas são inevitáveis num projeto de melhoria usando MASP. Então, é melhor se preparar.

O risco de não fazer

03/09/2018

O empreendedorismo interno é um recurso que potencializa a capacidade humana no trabalho e pode ser concretizada com a aplicação do MASP.

O poder da abstração

06/08/2018

Tão importante quanto usar sua capacidade intelectual para compreender um problema, e encontrar uma solução, é deixar de pensar nele de vez em quando.