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COMO ESCOLHER O MELHOR MÉTODO DE AVALIAÇÃO PARA CADA TIPO DE TREINAMENTO
ORIBE, Claudemir Y. Tipologia de Treinamentos na Perspectiva Organizacional: uma solução simples, prática e fundamentada para definir o perfil do investimento e escolher o melhor método de avaliação de eficácia em treinamento. In: Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento, 2011. Santos, Anais. São Paulo: ABTD, 2011.
25/07/2016
Resumo
Este
artigo propõe uma forma de classificar treinamentos numa ótica não do RH, mas
da organização. Isso significa que se os treinamentos forem classificados
dentro de critérios gerenciais a empresa compreenderá melhor porquê investe em
treinamento, propiciando movimentações estratégicas na gestão do orçamento,
segundo o momento organizacional ou competitivo.
Nesse
modelo, os treinamentos são de cinco tipos: melhorar resultados da organização, atender requisitos de capacitação, desenvolver comportamentos e atitudes, atualizar conhecimentos e satisfazer preferências das partes
interessadas.
Trata-se
de uma heurística que, se bem adaptada e aplicada em qualquer organização,
permite não apenas usufruir de toda a metodologia de avaliação, tornando o
processo mais rico e sofisticado, mas também poupar tempo na escolha do melhor
método para cada caso.
Essa
tipologia vem sendo desenvolvida, difundida e aplicada desde 2001 em diversas
organizações brasileiras e em diferentes contextos, incluindo em certificações
de sistemas da Qualidade.
Palavras Chave
Avaliação
de treinamento, eficácia, tipologia, taxonomia, resultados em treinamento.
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